A direção da Santa Casa de Araçatuba  informa à população das 40 cidades para as quais é referência de atendimentos de alta complexidade, que médicos, enfermeiros e funcionários do hospital, não telefonam para familiares de pacientes internados, solicitando depósitos ou transferências através de Pix para realização de exames, compra de medicamentos ou qualquer outro procedimento hospitalar.
Em relação aos pacientes de convênio privados, o hospital  informa que  qualquer conduta ou exame extras são negociadas diretamente com  as operadoras dos planos, nunca com os pacientes ou familiares.
O alerta está sendo feito  para evitar golpes, que infelizmente voltaram a ser praticados. 
No final de semana, familiares de um paciente internado na UTI perderam R$ 1.600,00 transferidos por pix para um homem que se  passou por médico da Santa Casa de Araçatuba. O golpista disse que o paciente precisava de um exame urgente e pelo SUS demoraria.
O departamento jurídico do hospital registrou Boletim de Ocorrência para preservação de direitos.
O administrador da Santa Casa de Araçatuba lembra às comunidades atendidas pelo hospital que todos os procedimentos, medicamentos, exames e demais condutas médico-hospitalares  oferecidas aos pacientes internados ou em atendimentos ambulatoriais através do SUS são gratuitos e são realizadas nos prazos necessários à urgência dos casos ou das  solicitações feitas  pelos médicos responsáveis pelos atendimentos.
 “ Qualquer contato feito através de telefonemas ou mensagens por aplicativos solicitando depósitos bancários ou transferências por pix para agilizar ou cobrir procedimentos ou exames, é golpe. A pessoa contatada deve desligar o telefone ou não responder a mensagem e avisar o hospital ou à Policia”, alerta Luiz Otávio Barbosa Vianna.
O número do telefone para informar tentativas de golpes em relação a pacientes internados no hospital é (18) 3607-3021.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
03/04/2023