A OS Mahatma Gandhi, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta quinta-feira (21) a realizar as ações do Plano de Intensificação para vacinação Covid-19, Busca Ativa de Tuberculose e abordagem educativa sobre Saúde da Mulher e as ofertas de serviço para esse público. As ações estão sendo realizadas, a princípio, na rede de supermercados Rondon. 
As atividades a serem desenvolvidas são: a vacinação contra Covid-19, da qual os funcionários recebem orientação da importância da vacina e em caso de ser identificado o atraso de alguma dose, esta já será providenciada. Também é pedido que levem a caderneta de vacinação de rotina, para serem orientados sobre a imunização contra outras doenças.
A Educadora de Saúde Ana Cláudia Gomes da Rocha Francisco, e responsável pelo projeto, reforça a necessidade da vacinação contra o cororavírus. “É importante que todos tomem a vacina contra a Covid-19 e as doses de reforço, porque a vacina induz o sistema imunológico a produzir anticorpos contra a doença, podendo evitar a evolução para casos graves e, principalmente, o óbito”.
Outra atividade é a Busca Ativa de Tuberculose, com realização do Teste Rápido Molecular no caso de pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a doença. A responsável pelos ambulatórios das lojas recolherá os testes no dia seguinte e a UBS irá buscar.
E por último, é feita a abordagem educativa sobre Saúde da Mulher e as ofertas de serviço para esse público.
“A Secretaria está buscando proteger a comunidade e facilitar o acesso às informações em educação em saúde e a vacina. Buscamos desenvolver essas programações de intensificação de forma sistemática. Por exemplo, em maio e junho já realizamos atividades com vacinas da Covid-19 e sarampo nas escolas da rede municipal”, conta Ana Cláudia. Ela ainda ressalta que vacinação não é só para crianças. Adultos também devem se imunizar contra várias doenças, como Hepatite, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Tétano, dentre outras.
Cronograma:

Supermercado Rondon – Jussara – Loja 1
Datas: 21 e 22/07
Total de funcionários assistidos: 500 – sendo 200 mulheres e 300 homens
Supermercado Rondon – Ipanema – Loja 3
Datas: 26 e 27/07
Total de funcionários assistidos: 500 – sendo 200 mulheres e 300 homens
Supermercado Rondon – Umuarama/Concórdia – loja 4
Datas: 28 e 29/07
Total de funcionários assistidos: 500 – sendo 200 mulheres e 300 homens
Ainda será feita uma programação para a Loja 2 – Centro.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
25/07/2022