A fim de otimizar o uso da vacina BCG, que protege principalmente as crianças contra formas graves da tuberculose, a Prefeitura de Birigui vai centralizar, a partir desta quarta-feira (20/07), a oferta do imunizante em um único local, que atenderá em dia específico e com horário agendado.

A aplicação será sempre às quartas-feiras, de 15 em 15 dias, das 7h30 às 14h no Centro Médico (antigo pronto-socorro). Birigui passa a ser referência também para as cidades de Buritama, Brejo Alegre, Coroados, Clementina, Gabriel Monteiro, Lourdes, Piacatu e Santópolis do Aguapeí.

A vacina BCG faz parte do Calendário Nacional de Imunização, sendo um dos primeiros imunizantes aplicados em recém-nascidos, já nos primeiros dias de vida. Mas pode ser administrada também em crianças de até quatro anos de idade que não tenham sido vacinadas anteriormente.

As famílias dos bebês nascidos na maternidade da Santa Casa já sairão do hospital com o dia e horário da vacinação agendado. Com relação aos recém-nascidos em maternidade particular ou dos municípios de referência, o familiar deve ligar no telefone (18) 3643-6238 para fazer o agendamento.

INSTABILIDADE

A medida está relacionada à instabilidade no fornecimento da vacina no território nacional, por parte do Ministério da Saúde. A centralização temporária da aplicação do imunizante em municípios da região foi pactuada pela Secretaria Estadual de Saúde, estratégia para evitar o desabastecimento.

Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Maria Helena Martins Yazawa, o objetivo da medida é evitar a perda de doses, uma vez que o frasco da vacina BCG é multidose (contém 20 doses) com validade de apenas seis horas depois de aberto.

“A intenção é que haja um melhor aproveitamento das doses da vacina em razão da disponibilidade deste imunobiológico no país. Por isso, ficou estabelecido que iremos atender também recém-nascidos de outros municípios da nossa região até que se normalize a distribuição da vacina”, explicou.

Araçatuba Acontece

20/07/2022