Araçatuba Acontece/ Sílvio Romeiro

O CEU das Artes da Secretaria de Cultura e Turismo e a Adefibi (Associação dos Deficientes Físicos de Birigui) realizaram em parceria curso de pintura em tecidos para pessoas acometidas pelo mal de Parkinson. O primeiro módulo da atividade se encerra nesta quinta-feira (07/07), com a entrega dos certificados.

O objetivo da ação foi complementar os atendimentos prestados gratuitamente aos pacientes pela associação. As aulas no CEU das Artes aconteceram às quintas-feiras, das 9h às 10h, com a participação de seis munícipes. Um segundo módulo já está sendo programado para o segundo semestre.

As aulas foram ministradas pela monitora voluntária do CEU das Artes, Daiane Batista, com assistência da monitora de artesanato da Adefibi, Francisca do Nascimento. Os participantes do curso são todos assistidos e atendidos com fisioterapia, entre outras atividades, pela associação.

No curso, as profissionais abordaram técnicas que exigiram dos participantes o domínio muscular e mental. Segundo as monitoras, a pintura, por exemplo, auxilia no relaxamento da pessoa com síndrome parkinsoniana. As técnicas utilizadas foram voltadas ao trabalho intenso da coordenação, atenção e imaginação, servindo de tratamento complementar.

“É um grande privilégio sabermos que de alguma forma podemos contribuir no tratamento dessas pessoas, amenizando os sintomas e suas dores”, comentou Andréa Soares, coordenadora do CEU das Artes e do Projeto “Meus Traços Minhas Cores” (Arte Cura).

LIMITAÇÕES

O Parkinson é uma doença crônica, degenerativa e debilitante, sem causa conhecida, que afeita o sistema nervoso central e compromete os movimentos. Embora a doença não tenha cura, existem diversos tratamentos que auxiliam o doente a superar os sintomas e ter melhor qualidade de vida.

Os sintomas da doença de Parkinson variam de um paciente para o outro. Uma das principais características é a lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, alterações na fala e escrita, irritabilidade, dificuldade de concentração, lapsos de memória e tremores.

Araçatuba Acontece

06/07/2022