A Secretaria de Saúde de Araçatuba informa que, na próxima segunda-feira (06), será comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi escolhida para informar a população sobre os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que tem o propósito de diagnosticar doenças precoces ainda nos primeiros dias de vida do recém-nascido, assim possibilitando um tratamento adequado. Os exemplos de diagnósticos são:
- Fenilcetonúria é o defeito metabólico gerado, frequentemente causado por uma enzima, que leva ao acúmulo do aminoácido no sangue. A fenilcetonúria é uma doença genética rara, caracterizada pela presença de uma mutação responsável por alterar a função de uma enzima no organismo, podendo causar deficiência intelectual e convulsões, por exemplo.
Hipotireoidismo congênito - é causado pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos.
Fibrose cística - é uma doença genética rara, crônica e progressiva, caracterizada pela ocorrência de secreções espessas e viscosas que afetam diversos órgãos, principalmente: pulmões e o pâncreas.
Anemia falciforme - é uma afecção genética com padrão de herança autossômico recessivo, causada por um defeito na estrutura da cadeia beta da hemoglobina, que leva as hemácias a assumirem uma forma anormal de foice, entre outras.
O Teste do Pezinho, também conhecido como Triagem Neonatal, é um exame simples, rápido e indolor, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. Para a sua maior eficácia, ele deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.

O teste pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde, preferencialmente no período da manhã. É um teste rápido e indolor.

Araçatuba Acontece
01/06/2022