A Santa Casa de Araçatuba foi um dos 21 hospitais de cidades da área de atuação da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA) beneficiados com repasses em dinheiro e/ou equipamentos. O hospital recebeu R$ 50 mil em dinheiro que será aplicado no custeio dos atendimentos prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O dinheiro já foi depositado e o repasse foi oficializado na quinta-feira (9/6) pelo  diretor executivo  da  filial da COPLACANA em Araçatuba, Cláudio Antonio Rossi que esteve na Santa Casa  juntamente com a analista de Desenvolvimento Humano, Andressa Maria Dini e a analista de Comunicação Interna,  Viviane Nascimento Muller para entregar o cheque simbólico ao procurador jurídico Nelson Gratão, ao administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna e  ao integrante da comissão de captação de recursos, Gustavo Alves.
De acordo com a COPLACANA, as doações foram iniciadas durante a pandemia, devido as dificuldades enfrentadas pelos hospitais em relação à escassez de insumos e até mesmo recursos, fazendo-se necessária a doação ao sistema de saúde. A destinação dessa doação foi uma iniciativa dos cooperados, decidida em assembleia e apoiada pela diretoria, com o intuito de beneficiar a comunidade onde a Cooperativa está inserida.
"Cumprindo um dos princípios do cooperativismo que é o auxílio à comunidade e bem estar social, a COPLACANA, através de seus cooperados, aprovou a doação do fundo de sobras líquidas da cooperativa. Com isso conseguimos atender, além do Hospital da Cana, em Piracicaba, mais 20 hospitais onde a cooperativa possui filial e tem atuação junto aos cooperados, isso é dever da cooperativa, estar junto. " destaca o presidente da cooperativa, Arnaldo Bortoletto.
No total, a COPLACANA doou R$ 3 milhões distribuídos nos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Na região foram beneficiadas as santas casas de Araçatuba e Penápolis.
“Fortalecer o trabalho de hospitais e entidades que auxiliam a população em vulnerabilidade social é uma ação que vem ao encontro do propósito e princípios do cooperativismo, e que a COPLACANA traz no seu DNA”, ressalta a coordenadora do socioambiental, Andrea Pavani.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
11/06/2022