A Prefeitura de Araçatuba realizou a abertura oficial dos 24ºs JOMI - Jogos da Melhor Idade, na tarde dessa quarta-feira, 1º de junho, em evento com desfile das delegações na nova quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Profª Euza Neuza Marcondes Larios, no conjunto habitacional Hilda Mandarino, com presença das delegações e autoridades municipais das cidades competidoras.

Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pelo Governo do Estado de São Paulo, de organização e realização conjunta à Prefeitura de Araçatuba, que recebe e organiza esta 5ª etapa de realização dos jogos em 2022. O acesso é gratuito ao público e aberto a todos que quiserem assistir. Os JOMI são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos.
Estarão competindo 47 municípios, num total de 2.100 atletas, em 14 modalidades distintas. Araçatuba participa com 120 atletas e vai competir em todas as modalidades. A chefe da delegação de Araçatuba é Andreia Britto.
Além do desfile das delegações das 47 cidades participantes do JOMI, o evento contou com a chegada da pira olímpica, conduzida pelo atleta Takuji Yamadam de 87 anos, e o juramento do atleta, conduzido pela atleta Lenice Alvez Kawasaki, de 85 anos; a execução do hinos Nacional e do de Araçatuba e de músicas pela Banda Municipal Bruno Zago e a cantora Suely Rodrigues, que foi participante e finalista do programa The Voice, no ano passado.  Por fim, apresentaram-se performances da equipe de ginástica rítmica de Araçatuba, do Projeto AGIR.
Após os pronunciamentos das autoridades estaduais e municipais e o lançamento oficial dos 24ºs JOMI em Araçatuba, já foram realizadas as primeiras competições, com apresentação de coreografias de delegações de 13 municípios: Urupês, Potirendaba,, Mirassol, Turiúba, Sâo José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Guararapes, Rubineia, Bálsamo, Neves Paulista, Mirassolândia, Bilac e Araçatuba.
As autoridades que compuseram a mesa diretora do evento foram o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e o presidente da Câmara Municipal, Alceu Batista de Almeida Júnior; Weber Matias dos Santos, coordenador de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo; Solange Guerra Bueno, gestora etadual do JOMI; Profª.Dirce Oliveira, chefe do Comitê Dirigente dos 24ºs JOMI da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo; Sergio Tumelero, presidente do comitê organizador e secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação de Araçatuba; Wanderley Pintão Bellinati, assistente de chefia do Comitê Dirigente dos 24ºs JOMI; Fabio Ferreira dos Santos, diretor regional de Esporte e Lazer da 6ª Região em Araçatuba; Henrique Arantes Lopes, diretor regional de Esporte e Lazer da 6ª Região em São José do Rio Preto; 

MODALIDADES E LOCAIS
As modalidades disputadas no JOMI serão atletismo, bocha, coreografia, damas, buraco, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez.
Os locais que abrigarão os jogos serão: Ginásio Plácido Rocha, Emeb Euza Neuza, Estádio Adhemar de Barros, Ginásio Orlando Ramalho (Matarazzo), Shopping Praça Nova, Seca Clube (Sindicato dos Empregados do Comércio de Araçatuba), Zoológico Municipal Dr. Flávio Leite Ribeiro, Complexo Esportivo Sesi Araçatuba, Tennis Pro Araçatuba (TPA Sport Center) e ACEA – Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba.
Os resultados serão fornecidos pela Secretaria de Estado de Esportes e posteriormente divulgados no site da Prefeitura de Araçatuba.
Araçatuba Acontece
02/04/2022