Por: Sílvio Romeiro/ Araçatuba Acontece

 O SEST SENAT Araçatuba, em parceria com o programa Via Rápida da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, oferecerá cursos gratuitos com início das turmas a partir do mês de junho. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Araçatuba.
Serão aproximadamente 544 vagas disponibilizadas para Araçatuba e região. Os cursos acontecerão em formato presencial e serão voltados para empregabilidade dos alunos, com duração entre 60h e 76h e material didático incluído. 
Os cursos serão ministrados na Unidade do SEST SENAT de Araçatuba com a possibilidade de serem realizados através de parcerias com municípios vizinhos, empresas e sociedade organizada, em especial para aquelas que oferecem oportunidades econômicas na área de capacitação pleiteada. 
A seleção dos candidatos será realizada pelo Programa Via Rápida, cabendo ao SEST SENAT a realização da matrícula e do curso.  Para mais informações e inscrição nos cursos, os interessados devem acessar o site do Via Rápida: https://www.cursosviarapida.sp.gov.br

Programação inicial dos cursos a partir de junho de 2022 - SEST SENAT de Araçatuba: 
Ajudante de carga e descarga de mercadoria (60h – Noturno) 
Operador de empilhadeira (64h – Noturno) 
Auxiliar Administrativo (68h – Noturno)
Almoxarife (76h – Matutino) 
Logística (60h – Matutino) 
SOBRE O PRAGAMA VIA RÁPIDA: O QUE É?
O Via Rápida oferece cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens e adultos em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Os cursos têm duração de até 100 horas e são oferecidos de acordo com o mercado de trabalho de cada região. Os cursos podem ser realizados nas Escolas Móveis do Via Rápida ou em salas de aula do estado, do município ou de outras organizações. 
COMO FUNCIONA? 
A partir da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e os municípios, os cursos são definidos e as inscrições são divulgadas. Os interessados podem se inscrever. Haverá convocação dos candidatos para formação das turmas, selecionados a partir dos critérios definidos pelo programa para participação nos cursos. 
PÚBLICO ALVO  
Jovens e adultos a partir de 16 anos; domiciliados no Estado de São Paulo; alfabetizados; desempregados; aqueles que escolaridade mínima ou condição especial exigidos para determinado curso, quando for o caso. 
BOLSA AUXÍLIO 
Os cursos do Via Rápida, presenciais e com aulas ao vivo, têm bolsa auxílio no valor de R$ 210,00. 
Consulte os cursos disponíveis no seu município e se inscreva, se for selecionado, receberá uma convocação para o curso no e-mail que fez a inscrição. Fique atendo às informações.
Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
11/05/2022