Por: Sílvio Romeiro/Araçatuba Acontece

A Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli fará, a partir deste domingo (08/05), as apresentações das tradicionais retretas na praça James Mellor, das 20h às 21h. A mudança ocorre em caráter temporário. Tradicionalmente, as apresentações são realizadas na praça Dr. Gama.
Para este domingo, a corporação está preparando um repertório especial em comemoração ao Dia das Mães, que inclui a execução de várias músicas de Roberto Carlos. Antes da apresentação haverá o sorteio de uma casa da promoção realizada pela Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui).
A Corporação é um importante patrimônio cultural e histórico de Birigui e que traz, há mais de um século, muita música e alegria para a população. A banda, criada em 1921, dez anos após a fundação de Birigui, é o mais antigo patrimônio artístico e cultural, ainda vivo, do município.
Atualmente, a centenária corporação conta com 31 integrantes, com flautistas, clarinetistas, saxofonistas, trompista, trompetistas e outros, sob a regência do maestro Lino Tonsig. O repertório abrange todos os estilos e épocas, desde músicas eruditas até as populares.
Em fevereiro deste ano, o prefeito Leandro Maffeis sancionou a lei municipal 7.086/2022 que reconheceu a Corporação Musical Maestro Antônio Passarelli como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Birigui. A Banda Municipal completou 100 anos no dia 26 de outubro de 2021.
Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Birigui
Araçatuba Acontece
08/05/2022