A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui realizou nesta quarta-feira (27/04) oficina para definição do fluxo de saúde mental infantil no município. Participaram do encontro que ocorreu no auditório do Centro Administrativo, entidades convidadas, técnicos do Cemadi (Centro Municipal de Atendimento e Diagnósticos) e da Secretaria de Educação.
O prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, que fez questão de comparecer ao encontro, elogiou a iniciativa e disse que é o principal incentivador de um serviço de qualidade para atender a população da cidade. “A união está mudando os rumos em diversos setores e com a saúde não vai ser diferente”, disse.
A secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, explicou que a próxima etapa é obter um diagnóstico da saúde mental infantojuvenil e quais as diretrizes que serão tomadas, uma vez que no momento o município não tem um fluxograma de atendimento e acolhida direcionada a este público.
“Existem alguns serviços para esse suporte. No entanto, pelo fato de não termos conhecimento da real demanda, os atendimentos que são realizados acabam não alcançando o efeito esperado e necessário”, completou a secretária.
Atualmente, a acolhida dos pacientes infantojuvenis de Birigui no que diz respeito à saúde mental está sendo feita por profissionais de psicologia, fonoaudiologia e terapeuta ocupacional do Cemadi. Os casos médicos estão sendo encaminhados por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde.
Mas a secretária afirma que esta não é a melhor maneira de oferecer o acompanhamento. Pois, na opinião dela, é preciso que o indivíduo seja atendido de maneira globalizada, com acesso a profissionais especializados, com terapias constantes e, não apenas com consulta médica.
O TEA (Transtorno do Espectro Autista) tornou-se um capítulo importante durante a oficina. A psicopedagoga Elaine Delmont falou de sua experiência na área e explicou aos profissionais sobre a importância da intervenção precoce para indivíduos dentro do espectro. Ela salientou ainda o diferencial que existe quando o paciente é atendido por profissionais especializados na área.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Birigui
Araçatuba Acontece
28/04/2022