Na mesma data serão reabertas as atividades de capelania realizadas por religiosos de todas as denominações, e as realizadas por voluntários. 

Após dois anos sob restrições decorrentes do enfrentamento ao coronavírus, a Santa Casa de Araçatuba vai liberar nesta segunda-feira (4/4)  a visitação  de familiares,  ofícios religiosos e atividades voluntárias aos pacientes internados. 

A medida foi decidida pela diretoria da instituição e possibilitada pela redução de internações relacionadas à covid.

No entanto, a reabertura será gradual, tanto para as adaptações necessárias à organização do fluxo do público externo nas dependências do complexo hospitalar, quanto em relação à estabilização ou não da redução dos casos de covid. 

Nesta primeira etapa, as visitas serão semanais. “Se em algum momento ocorrer aumento de casos de covid, as visitas serão suspensas novamente. Caso contrário será mantido o modelo semanal ou o retorno da rotina de visitação que o hospital mantinha no período que antecedeu a pandemia”, explica Gustavo Alves, da Gestão de Apoio.

A visitação obedecerá a seguinte agenda:

Segundas-feiras: visitas aos pacientes das Unidades de Internação instaladas no primeiro andar: 1-C; 6-A e 6-B. 
Terças-feiras: Unidades de Internação do 2º andar: 2-A; 2-B; 2-C e 2-D. 
Quartas-feiras: Unidades de Internação do 3º andar: 3-A; 3-B e 3-C (Pediatria). 
Quintas-feiras: Unidades de Internação do 4º andar: 4-A; 4-B e 4-C.
Sextas-feiras : Unidade de Internação 5-A, instalada no 5º andar.
 
Em todas essas unidades, a visitação poderá ser feita das 14h  às 22h por até uma hora e sem revezamento de familiares.
Nas UTIs Adulto as visitas serão das 11h  às 11h30 e permitidas para apenas um familiar sem revezamento. Nessas unidades a visitação é liberada de domingo a domingo.

Nas UTIs Neonatal e Neonatal e Pediátrica  visitas também poderão ser realizadas  de domingo a domingo  em horário ampliado das 6h às 22h.  A visitação é  permitida somente aos pais e/ou responsáveis. Entrada de apenas um familiar, sem revezamento. 

Ás quartas-feiras, impreterivelmente, haverá um segundo turno de visitas às 16h para familiares em segundo grau (avós, tios, primos e sobrinhos) de pacientes internados nas UTIs Neonatal e Neonatal e Pediátrica.


Nas enfermarias de isolamentos e UTI destinadas a pacientes relacionados ao coronavírus a visitação permanecerá suspensa.

Regras
 
Para ter acesso aos leitos, os visitantes deverão: 
Ser maior de 12 anos, com a apresentação de documentação e acompanhado dos pais e/ou responsáveis.

Apresentar o documento original com foto (RG/ Carteira de Habilitação), para cadastramento.

Estar imunizado com ao menos duas doses de vacina contra covid comprovadas por carteira de vacinação virtual ou física. O hospital também orienta sobre a importância da imunização contra Influenza.

O uso de máscaras continua obrigatório das dependências de todo o complexo hospitalar tanto em áreas fechadas quanto abertas.


Acompanhantes

A reabertura também terá reflexos no fluxo de acompanhantes que pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos têm direito.
Como forma de humanizar a dinâmica necessária ao revezamento de familiares e cuidadores, a diretoria do hospital ampliou o horário para troca de acompanhantes.

As substituições poderão ser feitas das 8h às 9h30; das 12h30  às 14h; e das 20h às 21h. 

Além das regras especificas que são repassadas no ato da internação, os acompanhantes precisam estar vacinados com ao menos duas doses da vacina contra covid, comprovadas por meio de carteira de vacinação digital ou física.
 
Trabalhos voluntários e visitas religiosas

Os trabalhos realizados por voluntários e as atividades de capelania ministrados por religiosos de todas as denominações também serão reabertos gradualmente a partir de 4 de abril. 

Inicialmente serão liberadas atividades para grupos de voluntariado e religiosos já cadastrados na Santa Casa de Araçatuba.  Paralelamente, o hospital manterá aberto cadastramento de representantes de igrejas e templos religiosos. 

Os interessados devem entrar em contato através do telefone (18) 3607-3049 ou (18) 3607-3046, setor de Protocolo, ou através do e-mail: [email protected], para obterem informações sobre a documentação necessária.

Para iniciar as atividades, os voluntários e os religiosos que atuavam no hospital no período que antecedeu a pandemia, deverão atualizar as informações cadastrais.

Os voluntários, além do cadastro, deverão  apresentar também  os projetos que pretendem realizar neste ano. Os grupos poderão realizar atividades em espaços que não excedam duas horas diárias, há oito horas semanais de segunda a sábado. As atividades precisam ser agendadas previamente com a Comissão de Voluntários.

As atividades de capelania, nesta primeira etapa, poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 14h às 22h, respeitando as mesmas regras definidas aos familiares, dos dias da semana definido para cada unidade que receberá visitação. 

A ação religiosa se efetuará após a visita familiar, por no máximo 15 minutos, mesma faixa horária liberada aos familiares e poderá ser ampliada ou restringida conforme as instruções do comitê de enfrentamento à pandemia do Governo do Estado.

Para ter acesso aos leitos, os ministrantes deverão entrar pela portaria de visitas (entrada através da Rua Rio de Janeiro) e informar o nome do paciente que solicitou a visita. Os religiosos deverão apresentar documento de identidade com fotografia e carteira de vacinação digital ou física comprovando ter recebido ao menos duas doses da vacina contra covid.

Processo seletivo para voluntários
A Santa Casa de Araçatuba quer ampliar a agenda de atividades realizadas por voluntários, e voltadas à humanização das rotinas hospitalares, as atividades realizadas por voluntários. 

Grupos, associações e/ou organizações não governamentais interessados poderão participar do processo seletivo 2022.

A documentação deverá ser entregue no Setor de Protocolo da Santa Casa de Araçatuba e deverá conter documentos dos voluntários que integram os grupos cadastrados para exercer as atividades, e o projeto que pretendem desenvolver no hospital.

Os documentos necessários são: Carteira de Identidade, CPF, uma foto 3X4, comprovante de endereço, comprovante de vacinação contra covid e carteira de vacinação atualizada com imunizações de outras campanhas de imunização. 
Outras informações poderão ser obtidas  através do telefone (18) 3607-3046 ou (18) 3607-3049, ou através do e-mail: [email protected].
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
02/04/2022