Neste sábado (02), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, para chamar atenção da sociedade para esse importante tema, o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência de Araçatuba, em parceria com a APAE, entidades sociais e mães de crianças autistas, organizaram um encontro com pais e amigos do autista na praça Rui Barbosa.
Estiveram presentes no encontro o presidente do Conselho, Luis Carlos da Silva, a vice-prefeita e secretária de Participação Cidadã, Edna Flor, a presidente da OAB Araçatuba, Lucila Ruriko Koga Gomes dos Santos, o vereador coronel Guimarães, o apresentador Joca Maluly, e cerca de 60 pais e amigos do autista. 
Para o presidente do Conselho esse ato é de extrema importância para a sociedade. “Nosso objetivo é que as pessoas vejam que não há diferença entre as pessoas, o autista é igual a todos. Quero dar os parabéns para essas mães e pais fortes, que estão aqui hoje para levar uma mensagem de igualdade e fazem isso com muito amor”. 
O presidente explicou ainda que para o próximo ano, irão organizar um ato ainda maior. “Esse ano, por causa de insegurança da pandemia, tivemos pouco tempo para preparar esse ato, mas para o próximo ano vamos convidar as entidades, associações, supermercados parceiros, empresários e a sociedade em geral. Afinal, essa é uma luta de todos”.
A secretária da Participação Cidadã, Edna Flor, marcou presença e destacou a importância do ato. “Eu gosto muito de ver a luta dessas pessoas, mas gosto ainda mais de ver elas vencerem barreiras, é por este motivo que estou aqui, quero fazer parte, e quero que contem com meu apoio. O autista precisa ser respeitado, e ter seu espaço na sociedade, e o espaço dele é estar aonde quiser”. 
Após o encontro na praça Rui Barbosa, os presentes fizeram uma caminhada pelo calçadão para chamar a atenção das pessoas presentes.
Pot: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
02/04/2022