A FAC-FEA realizará na próxima segunda-feira (28) um evento que marcará o encerramento da segunda edição do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A entidade é a única da região contemplada com este programa que consiste em uma parceria que envolve também o Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Educação e Prefeitura, visando antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.
O evento será realizado às 19h15 no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no prédio do edifício Siran. A turma que integrou a segunda edição do programa na FAC-FEA participou das atividades entre outubro de 2020 a março de 2022.
Participarão do evento autoridades do município, os estudantes e professores da FAC-FEA, além de palestrantes convidados para discutirem a importância da união entre teoria e prática no estágio. 
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. 
O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.
A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica.
“Nós da FAC-FEA sabemos que o estudante de Pedagogia deve conseguir traduzir os conteúdos aprendidos no decorrer das aulas em ações que sejam as melhores para que cada estudante em sua individualidade possam se desenvolver”, explicou o coordenador do curso de Pedagogia da FAC-FEA, professor Mestre Luís Henrique Zago.
O PIBID concede bolsas no valor de R$ 400,00 para cada participante para que esse realize atividades supervisionadas em escolas públicas de educação básica, interagindo e conhecendo o universo das referidas escolas. 
Em Araçatuba a FAC-FEA foi contemplada com esse programa, por apresentar excelentes resultados nas avaliações externas e cumprir os requisitos exigidos pelo programa. Em anos anteriores todos os estudantes de primeiro semestre estudavam com essa bolsa e recebiam os valores do governo federal para cursar a graduação. 
A bolsa é uma forma de garantir a permanência do estudante na graduação, oferecendo a ele oportunidades formativas únicas. Com ela o estudante alcança uma segurança financeira que possibilita mais dedicação e qualidade na sua formação profissional, ajudando no pagamento da mensalidade. 
O curso de Pedagogia da FAC-FEA possui nota máxima em avaliação do Ministério da Educação, e isso possibilita essa parceria e muitas outras que garantem a inserção de estudantes da instituição no mercado de trabalho antes mesmo de se formarem.
Por: Fábio Shiz/RP10
Araçatuba Acontece
27/03/2022