A Santa Casa de Araçatuba recebeu no dia 3 (sexta-feira) a visita de representantes do Ministério de Educação e Cultura (MEC) e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN).
 
A visita foi de inspeção, uma das etapas do processo para implantação dos programas de Residência Médica em Neurocirurgia e Neurologia, sendo uma vaga de cada especialidade, que foi reivindicado pela instituição.
A vistoria às dependências do Serviço e Neurologia e Neurocirurgia do hospital foi realizada pelos neurocirurgiões Marco Herculano e Lúcia Helena Neves Marques pela SBN, e Carlos Alberto Rocha, representando o MEC.  
 Vistoriadores da Comissão de Residência Médica do Hospital de Base de São José do Rio Preto e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Também participaram dos trabalhos.
O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Araçatuba é uma alta complexidade e única referência do SUS para pacientes de 40 municípios da região de Araçatuba.
 Sua estrutura é composta por ambulatório, sala cirúrgica exclusiva e equipada com tecnologia de ponta, enfermaria exclusiva com 32 leitos, e equipe médica para atendimentos de urgência e emergência.
 Os procedimentos de urgência e emergência e emergência de ambas as especialidades são a segunda maior demanda registrada no hospital.
“Os vistoriadores gostaram da estrutura que o hospital possui. Numa avaliação preliminar consideraram que a instituição está pronta para receber inicialmente o curso de Neurologia”, informa o diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba, Giulio Stanco Coscina Neto.
 
A Santa Casa de Araçatuba já conta com credenciamento para as residências em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e diagnóstico por imagem, Neonatologia, Medicina Intensiva Pediátrica e Cardiologia.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
07/12/2021