A secretaria de Mobilidade Urbana concluiu a instalação do sistema de semáforo inteligente com sinais sonoros, na Avenida Pompeu de Toledo com a Rua Duque de Caxias. 
O sistema de semáforos inteligentes com sinais sonoros obedece a Resolução 704, de 10 outubro de 2017, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece padrões e critérios para sinalização semafórica com sinal sonoro destinado à travessia segura de deficientes visuais. 
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Cel. Marcelo Reis, essa é uma antiga reivindicação de pessoas com deficiência visual. “Estamos atendendo a um pedido antigo, pois, próximo à avenida, tem o Instituto Santa Luzia, onde residem algumas pessoas com deficiência visual, elas costumam ir ao supermercado Muffato e outros locais próximos e com esse equipamento, eles terão mais segurança na hora de atravessar a rua. Estamos estudando outras localidades para instalar o equipamento, logo divulgaremos”, explicou.
Como Funciona?
Os sinais sonoros possuem dispositivos que emitem sons, vibrações e estímulos visuais. Eles transmitem orientações e advertências para auxiliar os pedestres que possuem alguma deficiência a se locomoverem com segurança.
Quando o pedestre quer atravessar uma rua, o equipamento de aviso sonoro emitirá sons indicando que a via está apta para que ele o faça em segurança. Quando o tempo para atravessar a via está acabando, o sinal sonoro ficará mais rápido e o pedestre poderá identificar que logo o semáforo irá abrir. Se o equipamento não está emitindo nenhum som, significa que o fluxo de veículos está liberado e que o pedestre não pode realizar a travessia.
Ao chegar ao local de travessia, o deficiente visual fará contato com o aparelho e poderá ler instruções de uso em braile. Após apertar o botão de travessia durante três segundos, ele será informado sobre a cadência dos sinais sonoros.
Além de prover esses equipamentos, os municípios devem educar os pedestres para sua correta utilização. Um trânsito melhor só é feito com a ajuda de todos e a consciência dos motoristas.
Araçatuba Acontece
13/12/2021