Aluna de EMEB do bairro Atlântico fica em 1º lugar em concurso nacional de poesia promovido pela WestRock
Victória Isabelle Aranha, esse é o nome da aluna da rede municipal de Araçatuba que ficou em 1º lugar na categoria Poesia, no Concurso Cultural promovido por meio do Programa Juntos pela Educação da empresa WestRock, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, com o tema “Escola e Educação Ambiental: compromisso da escola com a sustentabilidade”, do qual participaram escolas da rede pública de ensino de vários municípios onde a empresa possui as suas operações florestal, papel e embalagens de papelão ondulado nos estados de SC, PR e SP. 
Victória é aluna da EMEB Maria Mercedes Cassiolato de Souza, recém-inaugurada no Jardim Atlântico. Ela e mais 16 alunos com idade entre 9 e 10 anos participaram da Oficina 4D, supervisionada pela professora Eliana Volpe Esgalha Cintra. 
Segundo Eliana, o projeto surgiu a partir dos relatos de alunos na sala de aula sobre acidentes domésticos relacionados à utilização de álcool e lenha por algumas famílias, por não possuírem condições de comprar o gás de cozinha. “Expliquei para os alunos sobre os combustíveis que utilizamos para cozinhar e os impactos que eles causam ao meio ambiente. A maior parte desconhecia que a fabricação do botijão para o envasamento do gás GLP causa danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Contei a eles que assisti uma reportagem sobre a construção de fogões de caixas de papelão, que funcionam com energia solar. Eles toparam colocar o projeto em execução. Dei andamento à oficina que resultou na construção do fogão, além de lindas poesias com o tema “Juntos Fazemos a Diferença”. 
Durante a oficina, os alunos aprenderam a fazer pesquisa na internet, busca de notícias sobre o tema, construção de gráficos, colagem, oficina de arte, desenvolvimento de poesia, construção e utilização do fogão movido a energia solar. “Escrever poesia e como eles poderiam se expressar foi parte do processo. Meu objetivo era que eles pudessem aprender que juntos podemos ter um mundo melhor”, explicou a professora.
O PROGRAMA JUNTOS PELA EDUCAÇÃO DA WESTROCK IMPACTOU MAIS DE 22 MIL ALUNOS
Comprometida com a responsabilidade de desenvolver e capacitar pessoas das comunidades onde está inserida, a empresa acredita que, começar pela base, apoiando os professores e os profissionais que atuam no ensino público, é uma forma de contribuir para a formação de cidadãos conscientes no presente e atuantes no futuro por um mundo melhor. Por isso, em 2021, aconteceu a 2ª edição do Programa Juntos pela Educação, com o tema: “Educação Ambiental e Pandemia – o que a escola tem a ver com isso?".Todo conteúdo programático desta 2ª edição teve como base os 5R’s® de Sustentabilidade WestRock – Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Regenerar. 
O objetivo da WestRock é proporcionar programas sociais com foco na educação e por isso investe em programas e apoio às redes públicas de ensino há mais de 25 anos: são milhares de crianças impactadas anualmente que tem a chance de tornarem-se adultos mais preparados e responsáveis com a sustentabilidade. 
RESULTADO DO CONCURSO CULTURAL
A notícia de que Victória ficou em 1º lugar foi dada pelo time da WestRock nesta quarta-feira (8), e na sequência, a Secretária de Educação, Silvana de Souza e Sousa, informou o prefeito Dilador Borges, que se emocionou. “Essa escola foi construída com recurso 100% municipal. A Victória deu um presente para toda cidade. Investir na educação é nossa prioridade. Cada vez que recebemos notícias como essa, vejo que estamos no caminho certo”, disse.
PREMIAÇÃO
O prêmio, oferecido pela WestRock, é um vale para a aluna e professora, no valor de R$ 2 mil para cada, que poderá ser utilizado na compra de itens escolares para o próximo ano letivo, em uma loja virtual.
Araçatuba Acontece 
10/12/2021



Victória Isabelle Aranha