Após furto, figura popular do calçadão ganha nova bicicleta do Projeto Minha Bike


Quem passa pelo calçadão de Araçatuba diariamente pode ver uma figura muito popular, a Soninha, uma mulher que está sempre com um vestido dançando em frente a uma loja de departamentos que fica com som alto nas portas. A mulher teve a bicicleta furtada e após apelo nas redes sociais, foi atendida pelo sargento da PM André Souza, idealizador do Projeto Minha Bike, que arrecada, reforma e doa bicicletas para jovens carentes, e abriu uma exceção para a mulher.

Soninha é figura popular do calçadão da Marechal Deodoro e frequenta o local há 13 anos. Ela mora com uma filha no conjunto habitacional Águas Claras e vai diariamente ao calçadão de bicicleta, fazendo um percurso de aproximadamente oito quilômetros. Sempre animada, ela fica dançando em frente a uma loja onde encontra o som alto, e passa o dia por lá.

Furto

NO entanto, na semana passada furtaram a bicicleta dela, que era bem antiga, uma Ceci cor-de-rosa. Conhecidos e funcionários de lojas do calçadão fizeram apelo nas redes sociais e marcaram o sargento André, que se comoveu com a história. 

A foto do apelo mostra ela chorando sendo amparada pela funcionária de uma loja. Mesmo sem a bicicleta, Soninha não deixou de ir ao calçadão, e fazia o trajeto de quase 10 quilômetros a pé. 

Surpresa

O sargento, que desenvolve o Projeto Minha Bike, sempre atende crianças e adolescentes com a doação de bicicletas, mas abriu uma exceção vendo a história de Soninha. Ele foi até o calçadão onde um palhaço locutor fez uma homenagem contando a história dela no calçadão, que já passou de uma década.

Em determinado momento contaram para ela que o sargento estava alí para doar uma bicicleta. A mulher ficou surpresa e se emocionou com o presente. Muitas pessoas que passavam pelo local pararam para ver a atitude do sargento e acompanhar a surpresa.

O projeto

Há cinco anos, o sargento da Polícia Militar de Birigui (SP) André Souza usa os dias de folga para restaurar e doar bicicletas para crianças cujos pais não possuem condições de comprar.


De acordo com André, o projeto nasceu da vontade de retribuir o presente que recebeu quando tinha apenas quatro anos de idade.


"Ganhei uma bicicleta doada. Não me esqueço. Tenho muitas recordações boas. Então, pensei e comecei a fazer para as crianças também", diz.


Todas as bicicletas que o sargento recupera são frutos de doações de pessoas que ficam sabendo do projeto pelas redes sociais e decidem ajudar.

"Para a gente, às vezes, não serve, mas tem gente que vai usar", conta Marina Sanches, de 12 anos, que entregou ao sargento uma bike antiga para ser restaurada.


O valor para arrumar cada bicicleta é de em média R$ 70. O policial militar conta com a ajuda de amigos, que sempre que possível colaboram com doações em dinheiro.

Colaboração

Quem quiser ajudar no Projeto Minha Bike, com doação de bicicletas ou ajuda para reformas, pode procurar o sargento nas redes sociais, como sargento André Souza, ou pelo whatsapp (18) 99605-0404.

Por: Fábio Shiz/ RP10

Araçatuba Acontece

20/11/2021