Um sobrado desabou em cima de uma casa vizinha dentro do condomínio Campos Sales, localizado na rua Conde Zepelin, no Jardim Universo, em Araçatuba, durante a tempestade que passou pela região na tarde desta sexta-feira. No imóvel moram um casal e duas crianças e por sorte não havia ninguém no momento do incidente. Sem ter para onde ir, agora a família necessita de ajuda.
O condomínio existe há mais de 15 anos e integrado por casas populares que foram construídas pelo antigo sistema de arrendamento residencial, um programa do Governo Federal. A auxiliar de limpeza Lucilene da Silva Sarti, 40, explicou que o vizinho, um pintor, havia construído um andar superior e estava erguendo um terceiro andar no imóvel, e ela não sabe se a obra era legalizada ou se tinha ao menos projeto de um engenheiro.
Lucilene e o marido estavam trabalhando e as crianças não estavam em casa no momento do desabamento. Ela ficou sabendo do caso após receber ligação de vizinhos. Ao chegar em casa encontrou tudo destruído. “A parede do terceiro andar da casa vizinha desabou sobre a minha casa e acabou com tudo. Fiquei sem nada e sem ter para onde ir. Se alugar uma casa hoje eu não tenho nem o que levar”, explicou.
Boa parte da estrutura da cobertura da casa dela desabou. Uma viga de concreto caiu sobre as camas das crianças. Pedaços de construção destruíram praticamente todos os móveis da casa de Lucilene. No começo da noite uma equipe da Defesa Civil esteve no local e interditou tanto o imóvel que passava pela ampliação quanto a casa atingida pelos escombros. A família está ficando de favor na casa de parentes.
O secretário de Segurança Municipal, Erivaldo Ascêncio, disse que agora a Secretaria de Planejamento vai fazer o levantamento e apurar se a construção tinha projeto técnico e alvará. Lucilene disse que após o desabamento o vizinho foi visto chorando e depois deixou o local, e ninguém mais o encontrou. Ela não sabe nem por onde começar os trâmites para garantir os seus direitos.
AJUDA
Lucilene precisa de ajuda para começar a reconstruir sua vida, principalmente em termos de móveis, ou qualquer outro tipo de ajuda. Quem puder auxiliar pode entrar em contato pelo telefone (18) 99785-5868.
Por: Fábio Shizz/RP10
Araçatuba Acontece
02/10/2021