O governador do Rotary Club, Distrito 4470, Luiz de Albuquerque Ferreira esteve nesta quarta-feira na Santa Casa de Araçatuba para oficializar o projeto distrital que doará uma extratora de leite humano. O projeto foi apresentado pelo Rotary Club Araçatuba Centenário e vai beneficiar o Posto de Coleto de Leite Humano instalado no hospital em apoio às mães de bebês prematuros internados nas duas UTIs neonatais do hospital.

Na primeira visita ao hospital, Albuquerque Ferreira que foi empossado governador em junho deste ano, destacou que sua gestão vai priorizar arrecadação para a Fundação Rotária, “porque é dela que saem recursos para todos grandes projetos “. Citou como exemplo, o projeto global que prevê a doação ao Banco de Leite de Araçatuba de uma unidade móvel equipada para coleta domiciliar de leite materno.

Integrante do Rotary Club Andradina Integração, o governador informou que a unidade móvel vai atender as 40 cidades da região de Araçatuba. O objetivo é facilitar o acesso das puérperas à doação. Por dificuldades de locomoção, a maioria deixar de doar. “Com a unidade móvel, a   quantidade de leite humano coletado deverá aumentar e consequentemente a oferta desse alimento às unidades abastecidas pelo Banco de Leite”, prevê o governador.

O Posto de Coleta da Santa Casa de Araçatuba será uma das unidades beneficiadas. O serviço atua em apoio às UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal.  Com 22 leitos as duas unidades são ocupadas em grande maioria por bebês prematuros e prematuros extremos. A ocupação é resultante de o hospital ser referência regional para realização de partos de alto risco.
Neste ano, o Posto de Coleta  recebeu dos Rotary Club Bandeirantes, Rotary Club Alvorada e Rotary Club de Araçatuba Oeste  doações de extratora  automática e bombas  para extração manual de leite materno.

“Precisamos contribuir para que a Santa Casa tenha os equipamentos necessários ao atendimento dessa população regional.  Saber que uma gestante com complicações venha de Andradina para que o parto seja realizado aqui em Araçatuba, fortalece a nossa responsabilidade de apoiar que o hospital continue desempenhando esse importante papel social”, afirmou o governador distrital.

O Distrito 4470 compreende 78 clubes, abrangendo a região noroeste do Estado de São Paulo, todo o Estado de Mato Grosso do Sul e parte do Paraguai.

Na visita feita à Santa Casa de Araçatuba, Luiz de Albuquerque Ferreira esteve acompanhando do governador assistente Edson Ferreira Batista e representantes do Rotary Club Araçatuba Centenário. A comitiva foi recebida pelo administrador Mauro Inácio da Silva e o secretário Aderne Galetic.

“Agradecemos ao importante apoio que o Rotary, através dos vários clubes de Araçatuba e da Fundação Rotária, tem oferecido à Santa Casa de Araçatuba”, disse Mauro Inácio da Silva, durante a reunião. Somente neste ano, os projetos de doação pelos Rotary de Araçatuba, totalizam em torno de R$ 45 mi.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
 

Araçatuba Acontece.
23/10/2021