Completando 40 anos neste mês de outubro, Cosntroen sempre prezou por diminuir impacto ambiental de suas obras

 

A sustentabilidade e a convivência entre o desenvolvimento e o meio ambiente vem se destacando nos últimos anos, entretanto, não é de hoje que a Constroen, empresa do ramo da construção civil, com 40 anos de atuação em Araçatuba, se preocupa com isso.

A Constroen sempre esteve atenta a essa temática, preocupada em deixar um legado positivo por meio de seus empreendimentos causando o menor impacto ambiental possível. A preocupação com a sustentabilidade é proeminente, como explica a diretora administrativa Magnólia Dainese.

“Adotamos a partir dos últimos edifícios construídos, a captação de água da chuva viabilizando o reaproveitamento nas áreas comuns. Buscamos sempre a incorporação das melhores alternativas para minimizar os custos ambientais e sociais,” afirma.

Edifícios como Golden Santiago, Colorado e os que serão entregues em breve, Pedras Altas e Tennessee, já contam com sistema para reaproveitamento de água de chuva.

Ao longo de seus 40 anos, muitos edifícios foram entregues com a tecnologia de aquecimento de água através de placas solares, com apoio a gás, para proporcionar menor consumo de energia.

Outra ferramenta que possibilita economia de energia elétrica e, consequentemente, ajuda o meio ambiente, é a implementação da automação nos apartamentos, uma vez que, as unidades são entregues com toda infraestrutura necessária para isso.

Os vasos sanitários possuem sistema dual flush, consumindo menos água durante acionamento da descarga. Elas foram planejadas para utilizar de 3 a 6 litros na bacia sanitária, de acordo com a necessidade. Por outro lado, aparelhos sem este dispositivo gastam em média 12 litros de água a cada acionamento.

Outra preocupação da empresa é com relação a madeira utilizada nas portas e guarnições, sendo utilizadas apenas material certificado.

RECICLAGEM DE ENTULHOS

A diretora administrativa da Constroen lembra ainda que a construção civil é uma grande geradora de resíduos para o meio ambiente, por isso a empresa adota medidas para diminuir este impacto, como por exemplo, o reciclador de entulho.

Os entulhos de construção passam por um processo de trituração, que possibilita a reaplicação na própria obra. A água utilizada na limpeza de carriolas e betoneiras, é reutilizada para esse fim, por meio de um tanque de decantação.

Papelão, papel, plástico, ferro e aço, vidro, pedaços de canos de plástico, equipamentos de proteção individual, tudo é doado para empresas que fazem reciclagem. A madeira utilizada nas obras é doada para ser utilizada em fornos de olarias.

“O que estamos vivendo agora no Brasil com essa crise hídrica é apenas a parte mais visível de uma série de mudanças que o clima vem sofrendo. Cabe a nós, cidadãos, empresários, governantes, atuarmos para evitar ainda mais impactos ambientais e isso que a Constroen faz em todos os seus empreendimentos,” finaliza Magnólia.

 Araçatuba Acontece

21/10/2021