Um homem foi preso me flagrante na noite desta terça-feira (14), após após importunar sexualmente uma mulher na região central de Araçatuba (SP). De acordo com o auto de prisão em flagrante, o acusado passou a mão nas nádegas da mulher e a chamou de 'gostosa'. 
A vítima foi abordada após deixar o trabalho e seguir por uma rua do centro a pé. O autor, que estava em bicicleta, ainda teria segurado o órgão genital por dentro do short enquanto mexia com a mulher. O fato foi presenciado por outra testemunha que estava perto da praça Rui Barbosa. 
Guarda civis municipais da Bike Patrulha foram acionados perto do calçadão e conseguiram deter o acusado ainda nas proximidades. Apresentado no plantão policia, o homem foi autuado em flagrante e ficou à disposição da Justiça.
A GCM já havia recebido denúncias nas últimas semanas de um homem que estaria importunando sexualmente mulheres na região central, principalmente no início da noite, após o horário de expediente do comércio. A polícia vai apurar para saber se trata do mesmo rapaz. O nome do preso não foi divulgado em razão da lei de abuso de autoridade.
O crime de importunação sexual, definido pela Lei n. 13.718/18, é caracterizado pela realização de ato libidinoso na presença de alguém de forma não consensual, com o objetivo de “satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. 
O caso mais comum é o assédio sofrido por mulheres em meios de transporte coletivo, mas também enquadra ações como beijos forçados e passar a mão no corpo alheio sem permissão. O infrator pode ser punido com prisão de 1 a 5 anos.
Por: Alex Mesmer/ RP10 
Foto Arquivo Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece 
14/09/2021