A Secretaria Municipal de Saúde realizará, de 8 setembro a 31 outubro de 2021, uma intensificação no cuidado da mulher através da Campanha Tudo Rosa, que é uma antecipação da Campanha Outubro Rosa, que acontece todos os anos.
O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado e prevenção, que permite o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.  
Serão oferecidos exames de mamografia para mulheres a partir de 49 anos e coleta de citopatológico (preventivo) para todas as faixas etárias. A mamografia de rastreamento e o exame preventivo ajudam a detectar possíveis sinais de alterações sugestivas a câncer e para uma rápida intervenção, além do tratamento em tempo oportuno caso seja necessário.  
O agendamento poderá ser feito a partir do dia 8 de setembro, através do aplicativo WhatsApp. A pessoa deverá informar o nome completo, data de nascimento, telefone e número do cartão nacional do SUS. No dia do atendimento, é obrigatória a apresentação de documento com foto, comprovante de residência e cartão nacional do SUS.
Os números para agendamentos através do aplicativo WhatsApp são: (18) 98815-4218, (18) 99664-4169 ou (18) 99801-3041.
O atendimento será realizado no Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, localizado na Rua Dona Ida 1350 - Bairro Aviação.
Os exames de mamografia ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no mês de outubro haverá exames aos sábados, das 8h às 11h.  
Os exames preventivos ocorrerão às quartas e quintas-feiras, das 18h às 21h, e sábados, das 8h às 11h. 
Os resultados serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde de referência. Para caso alterado será realizado o agendamento para o acompanhamento na UBS.
O atendimento será dividido em duas fases, a primeira será de 08 a 17 de setembro, para mulheres que trabalham nos serviços de saúde públicos e privados. A segunda fase vai de 18 de setembro a 31 de outubro e será estendida para todas as mulheres na faixa etária acima mencionada.  
A secretária de saúde Carmem Guariente entende que ainda estamos vivendo um momento difícil devido à pandemia, mas que a mulher não pode descuidar de sua saúde. “Organizamos essa Campanha pensando nas mulheres, que hoje exercem múltiplas funções e que, por vezes, esquecem de si mesmas e acabam não buscando esse tipo de atendimento. Espero que elas participem desta ação tão importante, que foi pensada exclusivamente para elas”.
A Campanha será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio das equipes de médicos residentes da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, acadêmicos de medicina e Liga Acadêmica de Oncologia Câncer do Unisalesiano - Araçatuba.
Por: Sílvio Romeiro
Arçatuba Acontece
03/09/2021