Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” retoma atendimento presencial para estudos e pesquisas




A Secretaria de Cultura e Turismo de Birigui informa que a Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” retomou na última quarta-feira (08/09) o atendimento presencial à população, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.
Os usuários podem utilizar a biblioteca para estudos e pesquisas, sendo obrigatório o uso de máscara facial, álcool em gel e distanciamento social. O atendimento presencial estava suspenso devido às restrições impostas pelo Governo Estadual para o combate à covid-19.
O empréstimo e devolução dos livros continuam, preferencialmente por agendamento. Conforme a resolução 01, publicada no dia 3 deste mês no Diário Oficial, os usuários não têm acesso direto ao acervo de livros, o que está sendo feito pelos servidores da biblioteca.
Por enquanto, também não está autorizada a utilização dos espaços da cinemateca, do espaço lúdico, bem como o acesso e utilização dos computadores das biblioteca. Não é permitida a circulação ou permanência de pessoas que não estejam em atividades no local.
PROTOCOLOS
A biblioteca foi reaberta aos leitores seguindo os protocolos de segurança. Está sendo respeitado o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas e as mesas usadas para estudos estão sendo higienizadas com álcool 70% antes da liberação para outro usuário.
A secretária de Cultura e Turismo, Maria Eliza de Castilho Manfré, destaca que os livros, revistas e jornais devolvidos ficam isolados por sete dias antes de serem emprestados novamente. “Essa medida é importante por ser impossível fazer a desinfecção com o uso de álcool ou produto similar”, justificou.
ACERVO
A Biblioteca Municipal dispõe de um acervo com cerca de 60 mil exemplares que abrangem diversos segmentos literários, incluindo obras nacionais e internacionais. Cada leitor associado pode levar para casa por empréstimo ate três livros pelo prazo de 20 dias, prorrogável pelo mesmo período.
Para isso, o usuário deve apresentar a carteirinha de associado. Quem ainda não é sócio, basta comparecer no local e apresentar RG ou CPF e comprovante de endereço para fazer a carteirinha. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável.
SERVIÇO
Para realizar empréstimos de livros é necessário fazer a escolha das obras antecipadamente pelo site: https://birigui.bnweb.org. A retirada ou devolução deve ser feita por agendamento pelo email [email protected], pelo telefone (18) 3644-9677 ou pelas redes sociais @bibliotecamunicipalbirigui no Instagram e Facebook.
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
11/09/2021



Postar um comentário

0 Comentários