Vacinação contra covid-19 já está disponível para adolescentes acima de 12 anos com comorbidades

 



A Secretaria de Saúde de Birigui ampliou a faixa etária da vacinação dos adolescentes contra a covid-19. A partir de hoje (17/08) adolescentes acima de 12 anos com comorbidades e deficiência, além de gestantes e puérperas, podem comparecer no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h30 às 18h.
Para receber a primeira dose, é obrigatório fazer o pré-cadastro antecipado no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento dos profissionais da saúde no momento da vacinação. Também é preciso levar o RG, CPF e comprovante de residência com endereço de Birigui.
Quem possui comorbidades deve apresentar documento comprobatório da patologia, sendo válidos exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo o CRM do médico. Os cadastros existentes nas UBSs podem ser utilizados.
Os adolescentes com deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual) devem apresentar comprovante da condição por meio de exames, relatório, prescrição médica ou receitas com validade de até um ano. Gestantes e puérperas precisam apresentar prescrição médica da vacina.
COMORBIDADES
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são as doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Já as doenças crônicas inclusas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial - estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.
VACINAÇÃO SOLIDÁRIA
Todos que forem aos drive-thrus podem doar 1kg de alimento não perecível para as famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. A sugestão é que sejam levados arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, leite em pó ou qualquer item da cesta básica. A doação é totalmente voluntária.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte/Foto: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Birigui
Araçatuba Acontece
18/08/2021



Postar um comentário

0 Comentários