Secretaria de Saúde coleta sangue de cães para diagnóstico preventivo de leishmaniose visceral

 


 

 

A Secretaria de Saúde de Birigui, por meio da Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, está colhendo amostras de sangue em cães para o diagnóstico preventivo da leishmaniose. A ação está sendo intensificada nesta Semana Estadual de Prevenção e Combate à Leishmaniose, que vai até sábado (14).
A coleta está acontecendo no Canil Municipal, na rua das Palmeiras, 30, Cidade Jardim. Os donos dos cães de estimação interessados ainda podem fazer o agendamento por meio do telefone (18) 3643-6233, ramal 230. A coleta é realizada no local das 7h30 às 13h30.
Conforme Carla Daniela Rubin, responsável pelo monitoramento do Programa Municipal de Combate à Leishmaniose, até esta quarta-feira (11) foram feitas 47 coletas de sangue. Os tutores dos animais também estão sendo orientados quanto aos cuidados para se evitar a doença.
Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias também estão orientando a população durante as visitas casa a casa. Folhetos educativos que tratam sobre os aspectos da doença e as formas de prevenção estão sendo distribuídos aos moradores.
A DOENÇA
A leishmaniose visceral é uma doença grave, que além dos efeitos negativos para a saúde do animal, é transmissível ao ser humano. A doença é transmitida pela picada do inseto chamado flebotomíneo contaminado, mais conhecido como mosquito-palha ou birigui.
Dentre os sinais e sintomas nos humanos estão: febre prolongada, anemia, falta de apetite, perda de peso e pode atingir órgãos como fígado e baço. Os principais sinais clínicos nos cães são emagrecimento, feridas no focinho, orelhas e ao redor dos olhos, queda de pelos e crescimento das unhas.
Por isso, é importante proteger a saúde do animal e de toda a família. Medidas simples como manter os quintais sempre limpos e evitar o acúmulo de restos de folhas e frutos em decomposição e fezes de animais são fundamentais para impedir a proliferação do mosquito. Outra medida importante é não deixar os animais soltos na rua.
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
12/08/2021





Postar um comentário

0 Comentários