O secretário de Desenvolvimento Econômico, Nivaldo Albani, e o diretor de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Stabile, representaram a Prefeitura de Birigui no lançamento do Programa de Incentivo ao Empreendedorismo que ocorreu na última sexta-feira (13), em São José do Rio Preto.
O evento foi organizado pela LIDE Noroeste Paulista, com o apoio do Sebrae e da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O programa foi criado para fortalecer parcerias entre o poder público e a iniciativa privada para torar a região mais produtiva, competitiva e preparada para receber investidores.
Estiveram presentes os secretários de Desenvolvimento Econômico das 10 maiores cidades da região noroeste (Rio Preto, Araçatuba, Birigui, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol, Olímpia, Penápolis, Andradina e Votuporanga) que apresentaram projetos em andamento em seus respectivos municípios.
De Birigui foi apresentado o PDL (Programa de Desenvolvimento Local), iniciativa desenvolvida com as entidades do ecossistema empreendedor biriguiense com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da economia local no curto, médio e longo prazo e melhorar a qualidade de vida da população.
“A apresentação do nosso PDL despertou a atenção dos participantes em decorrência da capacidade de articulação de várias entidades na busca de um objetivo comum e, principalmente, pelos resultados concretos que o projeto está trazendo para o desenvolvimento econômico local”, explicou o secretário Nivaldo Albani.
Conforme Ronaldo Stábile, a secretaria está com diversos projetos voltados à retomada do crescimento econômico, seguindo as diretrizes do planejamento estratégico da gestão. “Procuramos trabalhar de forma articulada com as instituições locais para alavancar ainda mais o desenvolvimento das empresas em atividade e trazer novos empreendimentos para a cidade”, afirmou.  
PDL BIRIGUI
O PDL é formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Acib, Sinbi, Fateb, Fiesp/Ciesp, Senai, Sebrae, Sesi, Senac, Sesc, Instituto Federal de Birigui, Etec Dr. Renato Cordeiro, Aescon, Sincontabi, Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico e de Educação, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Calçadista, e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Cultura e Turismo e Meio Ambiente.
O projeto está organizado em três grupos de trabalho, sendo o primeiro focado na criação de novas empresas, em constituir um ambiente favorável que potencialize o processo de instalação de novos empreendimentos na cidade e no ciclo de políticas públicas de desenvolvimento local.
O segundo grupo está focado na sobrevivência das empresas existentes em um contexto econômico adverso, cujo resultado é a busca por empresas sustentáveis. Já o terceiro grupo atua para o aumento do empreendedorismo na cidade e no processo de qualificação de mão de obra.
Além dos três grupos, o PDL conta também com um grupo gestor, responsável pelas premissas do projeto e composto com participantes das três equipes de trabalho. Os grupos se reúnem mensalmente para apresentar os resultados dos trabalhos realizados.
SERVIÇO
Para maiores informações sobre o Programa de Desenvolvimento Local basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (18) 3641-6270.
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
16/08/2021