O Hospital Perola Byington – Centro de Referência da Saúde da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba e o Instituto Avon, ofereceu, nesta sexta-feira (6), Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher a médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidade em Saúde - Auxilium de Araçatuba.
O objetivo é capacitar profissionais médicos de Araçatuba para o atendimento resolutivo de casos de pequena e média complexidade nas áreas da ginecologia e mastologia, em nível ambulatorial, além do encaminhamento correto dos casos que não podem ser absorvidos pela Atenção Primária.
Entre os temas estão: apresentação do projeto sobre a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário; importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos; apresentação de casos clínicos de colo uterino, ovário e endométrio e anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade.
O evento ocorreu no auditório de eventos do Hotel Riviera, com a presença do diretor técnico do Hospital Perola Byington, prof. dr. Luiz Henrique Gebrim, da secretária de Saúde, Carmem Guariente, e da vice-prefeita Edna Flor.
“Buscamos, com esse curso, dar uma orientação sobre as diretrizes e prioridades em saúde pública que salvam vidas, que ajuda a agilizar o fluxo de atendimento, trazer rapidez no diagnóstico do câncer. Uma vez que isso não possa ser feito compromete a sobrevida e cura do paciente, então quanto mais ágil nós formos, melhor para salvarmos vidas. Mostramos nesse curso que muitos exames solicitados, tanto na rede pública como privada, são exames desnecessários e que não têm nenhum impacto na cura do paciente, de salvá-lo de uma doença grave. Exames em excesso criam fila de espera e complica a situação de pacientes que necessitam de atendimento com mais urgência”, afirmou Luiz Henrique Gebrim.
Carmem Guariente, secretária de Saúde municipal, comemora a realização do curso. “Esse evento está ocorrendo em um momento propício. Nossa grande preocupação com a saúde da mulher é conseguirmos um diagnóstico num tempo oportuno para que, se necessário, seja iniciado o tratamento. As diretrizes tratadas nesse curso farão com que as equipes da Atenção Básica estejam ainda mais alertas à detecção de problemas. Investir na formação dos médicos da rede municipal é essencial, principalmente com a experiência do Hospital Perola Byington, que é uma referência em termos de saúde da mulher no Estado”.
A secretária destacou que, devido à pandemia da covid-19, muitas mulheres deixaram de fazer os exames de rotina. “Nossa luta na saúde, frente à Atenção Básica, é incentivar que as mulheres façam mamografia. Agradecemos também a doação desse equipamento para fazer a biópsia da mama, material que com certeza nos ajudará a salvar mais vidas. Com o diagnóstico precoce, é permitida à paciente uma condição de vida melhor”, finaliza Carmem.
Durante o evento, o Hospital Perola Byington fez a doação de um equipamento e materiais utilizados para fazer biópsia em mulheres com nódulos suspeitos nas mamas. Com anestesia local, o exame é feito em dez minutos e ajuda no diagnóstico rápido de doenças.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
07/08/2021