A Secretaria de Saúde de Birigui informa que já está disponível a vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). A primeira dose está sendo aplicada no drive-thru do Terminal Rodoviário, das 7h30 às 18h. 
Para receber a primeira dose, é obrigatório fazer o pré-cadastro antecipado no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento dos profissionais da saúde no momento da vacinação. Também é preciso levar o RG, CPF e comprovante de residência com endereço de Birigui.
Quem possui comorbidades deve apresentar documento comprobatório da patologia, sendo válidos exames, receitas, relatório ou prescrição médica, contendo o CRM do médico. Os cadastros existentes nas UBSs podem ser utilizados.
Os adolescentes com deficiência permanente devem apresentar comprovante da condição por meio de exames, relatório, prescrição médica ou receitas com validade de até um ano. Quem possui BPC (Benefício de Prestação Continuada) deve levar o comprovante do benefício. Gestantes e puérperas precisam apresentar prescrição médica da vacina.
COMORBIDADES
As comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são as doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.
Já as doenças crônicas inclusas são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão arterial - estágio 3; hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo; doenças neurológicas crônicas; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.
VACINAÇÃO SOLIDÁRIA
Todos que forem aos drive-thrus podem também doar 1kg de alimento não perecível para as famílias em situação de vulnerabilidade social da cidade. A sugestão é que sejam levados arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, leite em pó ou qualquer item da cesta básica. A doação é totalmente voluntária.
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
16/08/2021