A Secretaria Municipal de Turismo (SMT) de Araçatuba e o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) iniciaram um grande processo com o objetivo de alavancar Araçatuba ao título de Estância Turística.
A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo faz, periodicamente, uma reavaliação dos municípios do estado de São Paulo a fim de mantê-las ou desclassificá-las como MIT (Município de Interesse Turístico), ou ainda classificar tal município como Estância Turística, atual objetivo de Araçatuba. 
A ação principal desse processo consiste na transmissão de dados e informações do ramo turístico da cidade ao Governo Estadual. Para isso, é necessário que os prestadores de serviços turísticos do município facilitem a entrega de informações para a Secretaria Municipal de Turismo o quanto antes. 
“Vamos informar quantos hoteis temos, o total de todas as ofertas de acomodação, restaurantes e pratos principais de cada um, todos os eventos realizados e que exercem atração turística, fluxo de turistas pela rodoviária, aeroporto e estradas, pessoas que vão ao comércio fazer compras, entre outras informações. Buscamos engajar a cidade nessa conquista de Estância Turística”, informa o secretário municipal de Turismo, Marcelo Mazzei.
MIT E ESTÂNCIA
As Estâncias Turísticas têm infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo legislação específica e pré-requisitos para a qualificação. No Estado, são 70 municípios com essa classificação. Em 2016, uma lei estadual criou a categoria Municípios de Interesse Turístico, que também visa oferecer maiores condições para incrementar o turismo em outras cidades, cerca de 140 são aptas a integrar essa categoria pois têm condições e características para acolher bem o turista.
Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região, gerando emprego e renda.
Araçatuba Acontece
10/08/2021