A Prefeitura de Birigui está realizando a troca de válvulas e tubulações antigas do sistema de captação da ETA (Estação de Tratamento de Água), que não eram substituídas há quase 30 anos. O serviço é executado pelos próprios servidores da Secretaria de Meio Ambiente.
Três válvulas estão sendo trocadas nesta semana e outras três serão substituídas na próxima semana. Esse trabalho vai melhorar a eficiência do bombeamento e distribuição, a qualidade da água que chega às residências, além de ser uma ação de combate às perdas de água tratada na cidade.
“São seis válvulas com quase 30 anos de uso que estão operando com 50% da capacidade. Ou seja, são equipamentos enferrujados, que perderam suas funções e só estão obstruindo a passagem da água”, explicou o diretor de Produção e Abastecimento, João Luiz Rosseto.
Ele disse que após o término das trocas das válvulas e tubulações, as bombas e motores passarão a operar com 40% a mais da capacidade. A ETA é responsável pelo bombeamento de água para os reservatórios da Saudades e do Jardim Klayton. A rede abastece ainda 60% da cidade.
“Estamos realizando ações planejadas que vão garantir uma maior eficiência no sistema de captação e distribuição de água. O prefeito Leandro Maffeis está preocupado com a questão hídrica e está em busca de soluções para resolver esse problema de falta de água que existe há anos”, completou o diretor
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
23/07/2021