Crianças referenciadas no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro São José estão participando de aulas da escolinha de kart no Speed Park Birigui.
Oito crianças participam do projeto, que é realizado pelo Instituto Casa e Secretaria Estadual de Esportes, via Lei De Incentivo.
 
A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado via lei de incentivo, para instrução de pilotos com idade de 8 a 15 anos. O projeto social conta com o apoio da Polícia Militar Rodoviária e do Senai, para ministrar workshops sobre segurança no trânsito. 
Essa é a terceira edição da escola de kart, que acontece desde 2018. O projeto conta com aulas teóricas e práticas, como introdução à mecânica do kart e à mecânica automotiva, técnicas de aceleração e frenagem, contorno de curvas, técnicas de ultrapassagem, treinos supervisionados e provas finais de conhecimento. A Polícia Rodoviária fará palestra de educação no trânsito e o Senai sobre direção defensiva, com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da cidadania nessas crianças através do aprendizado.
“O Cras é a porta de entrada para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em que trabalhamos com as crianças em grupos e por faixa etária. O SCFV busca complementar o trabalho social com as famílias, prevenir rupturas e vínculos fragilizados nas famílias que geralmente estão em situação de vulnerabilidade social e apresentam risco social. A ação que está acontecendo no Speed Park é de suma importância porque que resgata o convívio familiar e comunitário desses indivíduos, promovendo a inclusão no convívio social”, destaca Jucielly Moreira, coordenadora do Cras São José.
O curso tem duração de 3 meses e vem sendo realizado em horários opostos ao das aulas escolares. As turmas foram distribuídas por idade, separadas entre os turnos da manhã e tarde, e a duração das aulas é de 1h30. Além disso, o projeto oferece uniformes, lanches e todo material necessário.
Por: Sílvio Romeiro 
Araçatuba Acontece
13/07/2021