O Clube de Paramotor Araçatuba realiza neste sábado (24), às 16h30, o Vôo da Pedra Fundamental”, para apresentação da área onde será instalado o novo campo de vôo e marcar o início dos trabalhos para sua implantação, na margem do rio Tietê ao lado do Estaleiro Belconav e da plataforma do Porto.
O local recebeu uma limpeza inicial realizada pelo Clube e agora será dado início a preparação do terreno para implantação do novo campo de pouso e decolagem, na área concedida a título precário pela Prefeitura de Araçatuba.
O evento será de forma simples, terá participação de autoridades e associados do Clube e será marcado por um vôo com um número restrito de pilotos. Quem quiser comparecer ao local, que é um campo aberto com mais de 150 mil metros quadrados, deverá estar de máscara e permanecer sem promover aglomerações, já que a área é bem extensa.
O Clube de Paramotor Araçatuba mantinha um campo de pouso e decolagem em uma área de 97 mil metros quadrados no final da rua Conde Zepelin, no Jardim Universo. No entanto, o campo já não comportava a prática do esporte, além de ter recebido nova finalidade.
O local estava sofrendo invasões de pipeiros que utilizam cerol, o que coloca e risco a prática esportiva, provocando inclusive acidentes fatais. Outro fator é a proximidade com o aeroporto e a rota de aeronaves. E também o prefeito Dilador Borges (PSDB) já estava destinando a área para construção de um conjunto habitacional.
Diante das restrições, a diretoria do Clube de Paramotor Araçatuba, com apoio do presidente da Câmara, vereador Alceu Batista de Almeida Júnior e representantes da prefeitura já vinham estudando uma nova área para a transferência do Clube. Em comum acordo encontraram uma área de domínio da prefeitura na margem do rio Tietê ao lado do porto e Estaleiro Belconav.
Atualmente a área está sem finalidade e será concedida também a título precário ao Clube de Paramotor, podendo se tornar um novo atrativo para a cidade, que já é reconhecida internacionalmente como a capital do paramotor, sendo sede do segundo maior encontro do mundo do gênero.
O prefeito Dilador Borges explica que a área utilizada hoje está colocando em risco os adeptos do esporte e também está próxima ao aeroporto, que hoje tem um maior tráfego de aeronaves. “A segurança de todos tem que ser uma prioridade.
Para a diretoria do Clube, é uma área ideal e deverá atrair pilotos de toda a região. O local poderá inclusive abrigar um camping e será aberto ao público que quiser prestigiar os voos e conhecer melhor o esporte. É comum a presença de famílias que passam a tarde observando os voos e treinos dos pilotos.
Por: Fábio Shiz? RP10
Fotos: Arquivo Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
23/07/2021