A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” foi selecionada no edital Doação de Coleção Básica de Livros Siseb e recebeu 100 novos livros literários nesta terça-feira (20/07). O programa visa apoiar a atualização e renovação de acervo das bibliotecas integradas ao SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).
A secretária da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo) Maria Eliza de Castilho Manfré, explica que a Biblioteca Municipal ficou entre as 50 bibliotecas selecionadas, dentre as 88 inscritas em todo o Estado. O edital foi lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura.
Com títulos indicados por especialistas em literatura, a coleção possui obras de vencedores e finalistas de grandes prêmios literários, clássicos e contemporâneos da literatura, tendo foco na produção literária brasileira contemporânea.
O processo de seleção considerou quesitos como o funcionamento ativo da biblioteca, serviços oferecidos, realização de programas de mediação de leitura, e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação realizadas pelo SisEB e pela SP Leituras.
“A seleção de Birigui em mais um edital evidencia que a nossa biblioteca presta relevantes serviços e programas de mediação de leitura para atender a comunidade local, seguindo o seu principal compromisso de incentivar à leitura e a formação de comportamentos leitores desde a infância”, comentou Maria Eliza.
AGENDAMENTO
Devido às medidas de segurança de combate ao coronavírus, a Biblioteca Municipal está realizando o atendimento agendado para os serviços de empréstimos e devolução de livros. O público não tem acesso ao acervo e aos espaços da biblioteca. Após a devolução de cada obra, ela fica armazenada em local isolado por 10 dias, antes de retornar ao acervo.
Para realizar empréstimos de livros é necessário fazer a escolha das obras antecipadamente pelo site: https://birigui.bnweb.org. A retirada ou devolução deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. A Biblioteca Municipal atende pelo telefone: (18) 3644-9677 ou pelo e-mail [email protected].
Por: Sílvio Romeiro
Araçatuba Acontece
21/07/2021