araçatubense Kaue Frare, 26 anos, atleta de fisiculturismo, conquistou o primeiro lugar no campeonato “Montalvão Classic 2021”, realizado no sábado (26), em São José do Rio Preto. O evento faz parte do calendário oficial da cidade desde 2019.
 
Frare competiu com outros 16 atletas na categoria “Men’s Performance” de 79 a 85kg. Os jurados avaliaram o condicionamento físico, o volume, a definição muscular dos atletas e a simetria muscular, que é quando o competidor apresenta uma distribuição uniforme dos músculos pelo corpo.
 
No palco, todos os candidatos precisaram fazer as tradicionais poses do fisiculturismo para serem avaliados pelos jurados. O campeonato aconteceu na Villa Conte, em Rio Preto, das 14h às 22h, em local aberto, seguindo as normas estabelecidas pelo Plano São Paulo.
 
PREPARAÇÃO
Frare conta que começou a se preparar para a competição há pelo menos nove meses. Educador físico, ele iniciou eliminando gordura do corpo baixando seu peso de 103 para 93kg. Em seguida “secou” ainda mais para ganhar músculo e volume e focou em ganho muscular para aumentar volume de perna, uma vez que os juízes do campeonato avaliam membros superiores e inferiores da mesma forma.
 
A última etapa de preparação foi o processo de “cutting”, que consiste na perda de gordura corporal novamente para deixar apenas os músculos em destaque.
 
CAMPEONATO
A pandemia afetou a preparação dos competidores. O campeonato foi cancelado em 2020 e muitas pessoas tiveram perdas no seu condicionamento. Outras precisaram estender a fase de preparação. Por conta da paralisação no ano passado o nível de competidores estava muito maior. Pessoas que não puderam competir em disputas nacionais, por exemplo, vieram competir aqui, o que elevou e muito a dificuldade, ” explica Frare.
 
O atleta afirma que pretende continuar competindo e representando Araçatuba nos campeonatos pelo Brasil. Além dele, outros competidores de Araçatuba participaram da disputa.
 
“É muito bom poder estar nos palcos levando o nome da nossa cidade. Araçatuba tem muitos atletas que se dedicam ao fisiculturismo e essa galera precisa ser reconhecida, pois este é um esporte que envolve esforço e determinação como todos os outros, ” conclui.
Araçatuba Acontece
26/07/2021