Nesta quarta-feira (7), a Prefeitura de Araçatuba vacinou pessoas em situação de rua contra a Covid-19.
A vacinação foi coordenada pelos profissionais da UBS Ghazi Osman Barakat (Dona Amélia) e ocorreu na sede do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua).
Foram vacinadas cerca de 50 pessoas, que receberam dose única da vacina Janssen. Segundo o último censo feito em outubro de 2020, Araçatuba tem 101 moradores de rua.
De acordo com Fernando Melo, coordenador do Centro Pop em Araçatuba, a aplicação da vacina Janssen otimiza a imunização da população de rua, já que é aplicada apenas uma dose. “Aqui temos um público vulnerável, que transita por toda Araçatuba e também por vários municípios”.
CENTRO POP
O Centro Pop é um equipamento de política pública de assistência social especializado para atendimento às pessoas em situação de rua.
No local, são disponibilizados espaços para higiene pessoal, para lavagem de roupas, café da manhã e almoço, além do trabalho técnico promovido por assistentes sociais e psicólogos, que tem o objetivo de promover o acesso das pessoas em situação de rua as políticas públicas municipais (trabalho e renda, saúde, educação e segurança alimentar) por meio de encaminhamentos.
O horário de funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e sexta-feira das 8h às 12h. O Albergue, anexo ao equipamento, tem funcionamento das 20h às 7h, todos os dias da semana.
Por: Sílvio Romeiro
Fonte: assessoria de imprensa da prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
07/07/2021