Produtores rurais participam de palestra sobre destinação de embalagens vazias de agrotóxicos

 Produtores rurais dos assentamentos de Araçatuba participaram de uma palestra com o tema “Destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos".

O encontro ocorreu na última terça-feira (1º), na sede da Associação Ouro Verde, no assentamento Chico Mendes. A palestra foi promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) e ministrada pelo engenheiro agrônomo Marco Antonio Basseto, da Coordenadoria de Defesa Agropecuária de Araçatuba.

A devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e afins é regida pela Lei Federal 7.802/89 e regulamentada pelo Decreto Federal 4.074/02, que estabelece a obrigatoriedade da destinação dessas embalagens junto a local devidamente registrado ao órgão estadual competente.

De acordo com o engenheiro agrônomo da SMDA, Yuri José de Melo Colombo, a importância do descarte correto dessas embalagens vai além do cumprimento da lei. “O descarte correto das embalagens serve para resguardar a saúde dos produtores, da família deles, seus animais e preservação do meio ambiente pela diminuição do risco de acidentes”.

Para o município de Araçatuba, a Unidade de Recebimento de Embalagens Vazias de agrotóxicos (UREV) mais próxima fica em Bilac. Cabe a cada agricultor a responsabilidade de armazenamento e destinação correta destas embalagens e uma forma sobretudo dos pequenos produtores rurais  atenderem a legislação é se organizarem junto às suas comunidades, associações e sindicatos pleitearem junto a UREV, respeitando a legislação vigente, uma coleta itinerante, também chamadas de "dias do campo limpo".
 

Por: Sílvio Romeiro.
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Araçatuba Acontece.
04/06/2021




 

 

Postar um comentário

0 Comentários