A partir de um curso para instrutores master, realizado em fevereiro deste ano em Diadema (SP), cinco amigos barbeiros da região de Araçatuba (SP) se uniram para desenvolver um projeto social que envolve atendimento domiciliar gratuito em entidades assistenciais e a formação de novos profissionais por meio de cursos e workshops. Assim, surgiu o projeto Brazilian Friends Barbers.

O grupo recebeu o apoio de outros amigos e iniciou o atendimento solidário em casas assistenciais de Araçatuba e Birigui. O trabalho social consiste em uma visita em data previamente agendada e o corte de cabelo e de barba em internos e pessoas assistidas pelas entidades.

Os integrantes do Brazilian Friends Barbers já atenderam em centros terapêuticos (casas de reabilitação de dependentes), albergue noturno, lar de idosos, orfanatos e igrejas com trabalho de assistência social.

Para receber a visita dos amigos barbeiros, basta solicitar um agendamento, segundo Reginaldo Rodrigues, um dos integrantes do projeto. "Acertamos a data e levamos nosso pessoal sem custo nenhum", pontua o profissional. Reginaldo observa que são seguidos todos os protocolos sanitários de segurança em razão da pandemia de Covid-19.

O grupo também mantém a caixa solidária que consiste na arrecadação de mantimentos não perecíveis, agasalhos e brinquedos para doação à entidades e pessoas em situação de risco social.

Formação profissional 

A ideia do grupo é também contribuir para a formação de novos profissionais de barbearia e a qualificação de quem já está no mercado. Por isso, o Brazilian Friends Barbers vai promover no domingo, dia 13 de junho, o primeiro workshop a ser ministrado pelos participantes do projeto e também por profissionais convidados.

No curso, os alunos terão acesso a técnicas como barbaterapia com vapor de ozônio, toalha quente, produtos pré e pós barba, Shaving gel e massageador oster, corte de cabelo realizado todo com tesouras, taper fade mais corte afro e finalização com penteado nudred, corte fade, técnicas de tirar marcação do navalhado, penteado pompadour com técnicas de escovação e estruturação do penteado, técnicas de freestyle na cabeça, passo a passo de platinado, alisamento de cabelo e freestyle nas sobrancelhas.

"Assim, a nossa ideai é unir, agregar e compartilhar nossa experiência e conhecimentos com todos os alunos", diz Reginaldo.  Ele observa que todos os instrutores são instrutores técnicos Master de Barbearia e todos são indicados ao Prêmio de Reconhecimento The Best 2021, a ser realizado em setembro.

Serviço

O workshop acontecerá no Caps do Iporã, na Rua Jean Pierre Brulhart, 450. O telefone para mais informações sobre o curso e para agendamento de visita do Brazilian Friends Barbers  em entidades assistenciais é (18) 99600-0605  (com Reginaldo Rodrigues).

O valor do aluguel de um salão de eventos igual ao do Caps será revertido para a compra de cestas básicas que serão doadas para famílias cadastradas na entidade.

Por: Alex Mesmer/RP10.
Araçatuba Acontece. 
08/06/2021