Troféu Odette Costa 2021 já pode receber indicações

 Este ano o setor cultural continua enfrentando uma das maiores dificuldades deste século: a Pandemia da COVID-19. Um dos primeiros setores a ser atingido pelos efeitos da pandemia, a cultura, os artistas, fazedores e empreendedores da cultura vêm lutando com suas armas: criatividade e inovação, para sobreviverem nesse cenário de distanciamento social, medos e incertezas. 

Mas mesmo diante de tantas dificuldades, a Prefeitura Municipal de Araçatuba, por meio de sua Secretaria de Cultura, realizará as fases de indicação e votação dos artistas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura para a 18ª edição do Troféu Odette Costa. 

INDICAÇÃO

Para realizar o concurso, continuaremos privilegiando a participação popular, democratizando a participação das pessoas tanto na fase de indicações, quanto na fase de votação. No período de 06 a 24 de maio às pessoas poderão, por meio de formulário eletrônico, disponível em nossos endereços eletrônicos, fazer a indicação para cada categoria. 

No site da Prefeitura (aracatuba.sp.gov.br), o link para o formulário de indicações está no topo da página inicial, mas pode ser acessado diretamente pelo endereço https://forms.gle/wjRwFQ3gsaJnfcc18 

Importante salientar que o Troféu Odette Costa premiará os artistas, trabalhadores e trabalhadoras da cultura, por suas realizações no período de maio de 2020 a abril de 2021, por isso, no momento da indicação, a mesma deve ser justificada com base em ações concretizadas no período citado. Devem ser anexadas matérias, releases, fotos, links, ou outros documentos que possam comprovar a efetiva realização da ação. 

Encerradas as indicações às 23h59 do dia 24 de maio, a Secretaria Municipal da Cultura divulgará no dia 26/05 (quarta-feira) o nome dos 03 (três) artistas mais indicados em cada categoria e mais uma vez, abrirá votação popular para que as pessoas escolham quem deverá ser o vencedor da categoria. 

VOTAÇÃO

A votação poderá ser realizada do dia 26/05 até o dia 15/06 ás 23h59. No dia 17 de junho a Secretaria Municipal da Cultura fará a divulgação oficial dos vencedores do Troféu Odette Costa 2020. Será premiado com o troféu Odette Costa o artista, trabalhador ou trabalhadora da cultura, mais votado em cada categoria. No caso de empate na fase de votação, o vencedor será aquele que recebeu o maior número de indicações. 

A entrega do Troféu Odette Costa aos vencedores de 2021 será realizada em solenidade a ser agendada pela Secretaria Municipal de Cultura, em formato virtual ou presencial, conforme os protocolos sanitários vigentes.

CATEGORIAS 

TEATRO: poderão ser indicados nesta categoria atores, diretores, figurinistas, ou outros profissionais ligados ao teatro. 

CULTURA POPULAR: artesãos, mestres, divulgadores ou mantedores da cultura tradicional de nossa cidade, ou outras pessoas ligadas à cultura popular 

ARTES VISUAIS: fotógrafos, desenhistas, ou outras pessoas que desenvolvam trabalhos ligados à arte visual. 

ARTES PLÀSTICAS: pintores, escultores, arquitetos, ceramistas, ou outras pessoas que desenvolvam trabalhos ligados às artes plásticas 

DANÇA: bailarinos, dançarinos, professores, maitres, coreógrafos, ou outras pessoas que desenvolvam trabalhos ligados à dança. 

PRODUTORES AUTÔNOMOS: pessoas que realizam a produção de shows, peças, espetáculos, etc. 

MÍDIAS LIVRES: todos aqueles que produzem conteúdo cultural em mídias digitais ou alternativas, como os blogueiros, digital influencers e outros. 

LITERATURA: escritores, editores, revisores, ilustradores ou outras pessoas ligadas à literatura. 

MÚSICA: músicos, arranjadores, compositores ou outras pessoas ligadas à música 

CULTURA URBANA: grafiteiros, dançarinos de break, rappers, MC´s ou outras pessoas ligadas à cultura urbana.

HISTÓRIA

O “Troféu Cultural Odette Costa” foi instituído por meio da Lei Municipal nº 4905, de 23 de outubro de 1996. 

Araçatubense, Odette Costa nasceu em 1927 e, por mais de 50 anos, trabalhou como professora da Rede Pública e no Jornalismo, sendo considerada a colunista social mais antiga do Brasil. 

Foi homenageada em 1982 e 2003 pelos vereadores com o Diploma de Honra ao Mérito e a Medalha Nove de Julho. Odette Costa foi membro da Academia Araçatubense de Letras e presidente da AAL por dois mandatos, de 1997 a 2000. 

O prêmio foi idealizado para contemplar pessoas, espetáculos e ações culturais desenvolvidas em Araçatuba que tiveram relevância e destaque no período de maio a abril do ano seguinte. 

É considerado a maior honraria do setor cultural no município e, desde sua criação, a premiação contou com 17 edições e em 2021 chegamos à sua 18ª edição. 

Link do formulário para divulgar: https://forms.gle/wjRwFQ3gsaJnfcc18

Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece 
06/05/2021



Postar um comentário

0 Comentários