Mães que doam quantidades que variam de 3,4 litros da parte excedente do leite que produzem e é coletado durante o mês em suas casas à 395 ml em ordenha única realizada no Posto de Coleta para alimentar seus recém nascidos que seguem internados na Santa Casa de Araçatuba, foram homenageadas ontem (19/5), Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

A homenagem foi prestada pelo Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba, “como forma de Incentivo e agradecimento à essas mãezinhas que lutam e festejam a cada gota colhida”, explica a enfermeira Francini Américo Borégio D’angelo, coordenadora.

Uma média de 10 a 15 mães vão diariamente ao Posto de Coleta para realizar ordenhas necessárias a alimentar os seus bebês que em decorrência de prematuridade ou outras necessidades precisaram permanecer internados na UTI Neonatal do hospital. 

“As coletas dependem muito dos fluxos da Neonatal, mas varia em média de 500 ml a 1000 ml por dia. Já as doações de leite excedente variam seus bebês variam de 200 ml a 1200 ml”, explica a coordenadora do Posto de Coleta da Santa Casa.

O alimento coletado é encaminhado ao Banco de Leite do Hospital da Mulher para pasteurização.  

Homenageadas

Dentre as doadoras que fazem coletas em suas casas, Mariana Mattos obteve a classificação Ouro pela doação de 3.450 ml. 

Na categoria Prata, a vencedora foi Geuziane Pinheiro que doou 2.990 ml. A classificação Bronze foi conquistada por Tais Regina Hernandes, com 2.760 ml. As quantidades são referentes ao total das quantidades doadas no período de um mês.

Nas ordenhas realizadas no Posto de Coleta, Mônica Souza Ribeiro foi classificada na categoria Ouro, com 395 ml. 

As classificações Prata e Bronze foram conquistadas por Eulália Andrade Bordon, com 340 ml, e Adriana de Jesus, com 245 ml.  Os desempenhos foram registrados em uma única ordenha.

As vencedoras receberam produtos de beleza e chocolates como mimos.  As premiações foram entregues durante café da manhã oferecido pelo hospital que seguiu os protocolos de segurança anticovid.

Fonte: Assessoria de imprensa da Santa casa de Araçatuba. 
Araçatuba Acontece. 
20/05/2021