O Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba recebeu uma doação especial de 56 caixas de hortaliças de produtores locais, com a característica em comum que foram amparados com cursos e orientações técnicas providos ou em parceria pela Prefeitura de Araçatuba.

A Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz) de Araçatuba doou o total de 70 hortaliças, sendo 40 maços de cebolinha, salsa e coentro, 20 pés de alface e 10 maços de rúcula.

“Recebemos as orientações das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agroindustrial da Prefeitura de Araçatuba, sob coordenação do técnico agrícola Paulo Chiaranda, e a Assefaz está plantando e colhendo para realizar essas doações às instituições sociais”, explica Cibele Santana de Souza, supervisora de Programas Sociais da associação. 

O Sítio Sakuma, localizado no bairro Água Limpa, doou 50 caixas de alface crespa até o momento, e já promete que, para a semana que vem,  já tem outra remessa. “Hoje a propriedade é área demonstrativa do curso de Nutrição Biológica do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), coordenado pelo Siran – Sindicato Rural da Alta Noroeste, em parceria com a Prefeitura de Araçatuba”, destaca a proprietária, Cristiane Sakuma. 

A propriedade abrigou o curso, que conta com 20 participantes. “O Senar, com seu curso, nos dá ferramentas muito importantes para nós agricultores. São informações que transformam nossa vida para melhor, pelas práticas de não utilização de veneno e adubo químico, a mudança de manejo do solo, utilização de biológico e produtos naturais de baixo custo, que tornam possível entregarmos produtos com excelente qualidade. Além disso, confio muito na administração pública atual, pois vejo transparência e honestidade”, declara Cristiane.

A Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial (SMDA) apoia todo o setor produtivo, principalmente quando vai ao encontro da solidariedade. A Assefaz doa também em caráter de responsabilidade social, para as entidades designadas pelo nosso FSS e esse é  um trabalho que será permanente, melhorando a vida das pessoas com maior necessidade em nosso município, ao que somos muito gratos. De outra forma, a Prefeitura também participa dos trabalhos de capacitação de mão-de-obra e o programa realizado com as parcerias do Siran e do Senar possibilita o desenvolvimento de novas técnicas, da qual nossos técnicos participam para depois disseminarem aos que não puderam ter essa oportunidade. Vemos como muito louvável a doação da Cristiane Sakuma, que quis retribuir fazendo a doação de toda essa produção” agradeceu Arnaldo Vieira Filho, secretário municipal de Governo e da SMDA.

Por: Sílvio Romeiro. 
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba. 
Araçatuba Acontece. 
27/05/2021