A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Cultura, se prepara para uma grande revitalização no centro histórico e uma das ações previstas é a regularização da ocupação de todos os imóveis da Vila Ferroviária, espaço simbólico e de notável relevância para a história da cidade. 

As entidades que ocupam os imóveis terão até o próximo dia 15 de maio para apresentar os documentos solicitados, os quais deverão ser protocolados no Atende Fácil, localizado na Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, número 295, Centro. Destaca-se ainda que a Secretaria Municipal de Cultura está à disposição para quaisquer esclarecimentos.

Muito do que ocorreu durante a fundação se encontra ali como um registro vivo da importância da ferrovia para o desenvolvimento da região. São, ao todo, 16 imóveis ocupados por entidades e 8 pela Prefeitura. Além deles, tem-se um condomínio na  Avenida dos Araçás, habitado por famílias remanescentes da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal SA). 

Para mais, cita-se ainda outras duas casas, uma delas muito especial para a história araçatubense. Trata-se do sobrado da rua Rosa Cury, onde funciona, atualmente, a sede da FAMA (Fanfarra Municipal de Araçatuba).

Todos esses imóveis carregam características construtivas muito interessantes. Como exemplo, tem-se a variedade de modelos, visto que cada casa é única em termos de tamanho e distribuição dos cômodos. Até mesmo as geminadas não seguem a mesma planta.

Preservar todos esses imóveis, é respeitar a memória presente nesses espaços históricos de décadas, que guardam identidades singulares para toda a população de Araçatuba e região.

Por: Sílvio Romeiro
Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece
03/05/31