A principal novidade do Balcão de Empregos da Prefeitura de Araçatuba é que agora as pessoas podem fazer o cadastro e a atualização de seus currículos online, de qualquer lugar com sinal de internet, tanto de computador  ou de seu celular, acessando o site da Prefeitura de Araçatuba, ou pelo QR Code disponível em cartazes em vários pontos da cidade.

Além disso, as empresas já parceiras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho da Prefeitura de Araçatuba também podem acessar o banco de dados da Prefeitura, com informações totalmente online, o que praticamente extingue o uso de papel nesses processos, gerando economia tanto para as empresas como para a administração pública municipal.

Estas empresas cadastradas são as que já procuraram a Prefeitura em busca de apoio para captação de pessoal e preenchimento de vagas, às quais são enviados e-mails com senha, dando-lhes acesso especial e garantindo segurança de dados pessoais dos inscritos.

“Isso facilita o trabalho das empresas, porque poderão pesquisar digitando o cargo que querem preencher e aparecerão todos os currículos que foram registrados para a determinada função, totalmente on line”, destaca Marcelo Mazzei, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho. 

O secretário adianta que o próximo passo será o acesso via celular para empresas, via APP, que por enquanto é realizado apenas em plataforma para computadores.

O Currículo Digital

Entre os temas que mais preocupam a sociedade e os governos, estão a pandemia do coronavírus (Covid-19), aglomerações e a falta de emprego. Neste cenário, a Prefeitura de Araçatuba lança, em 2021, o currículo digital do Balcão de Empregos, como mais um recurso da tecnologia ajudando o cidadão.

O currículo digital foi criado para agilizar ainda mais a relação entre as empresas que divulgam suas vagas e as pessoas que procuram emprego, serviço já intermediado pelo Balcão de Empregos, mas que essa nova modalidade vem oferecer a segurança e conforto de não precisar mais ser um procedimento presencial.

A pessoa interessada agora pode acessar o site da prefeitura – aracatuba.sp.gov.br/balcaodeempregos – onde preencherá todos os campos, com suas informações e qualificações, definindo a vaga a que quer se candidatar, e o currículo é enviado diretamente ao banco de dados do Balcão de Empregos, de acordo com o perfil do cadastrado.

Além do site, há cartazes distribuídos pela cidade com a imagem do QR Code (em Inglês, “código de resposta rápida”) do Balcão de Empregos, que pode ser lido com o celular e direciona imediatamente à página de preenchimento do currículo digital, no site da Prefeitura de Araçatuba.

Após se cadastrar e enviar o currículo, o candidato deve também se cadastrar no Atazap, pois através dele a Prefeitura sempre divulga as novas vagas disponíveis, momento em que o interessado pode enviar seu currículo rapidamente. O número do Atazap é (18) 99812-1564, que o munícipe adiciona a seus contatos e envia um “oi” pelo WhatsApp, e passa a receber as atualizações da Prefeitura de Araçatuba. O Atazap é enviado toda quarta-feira.

“Também é muito importante que a pessoa que procura a vaga aponte suas habilidades e experiências. A necessidade de emprego e a concorrência são cada vez maiores e os detalhes que farão a diferença para que as empresas se interessem”, lembrou o secretário.

O Balcão de Empregos

A Prefeitura disponibiliza o Balcão de Empregos para encurtar o caminho entre as empresas que anunciam vagas e a população, ajudando as pessoas a cadastrarem seus dados, experiência e perfil. Os currículos disponibilizados pela prefeitura facilitam para as empresas, muitas vezes já pré-selecionando pelas habilidades e perfis dos cadastrados.

O Balcão de Empregos foi criado em 2010 e tem como empresas que mais utilizam os serviços de anúncio e encaminhamento de currículos, nomes como Colormaq, Nestlé, Supermercados Rondon, Assaí Atacadista, Atacadão Supermercados, Lojas Riachuelo, Lojas Renner, Shopping Praça Nova, Líder Balanças, Grupo Aval, Grupo Rondon, entre outras.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, gestora do Balcão de Empregos, aponta aproximadamente 54 mil pessoas atendidas desde a criação do Balcão, e que mais de 12 mil pessoas foram empregadas neste período.

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba Acontece 
30/04/2022