Reencontro

Ontem foi um dia especial de reencontro entre os pais e a pequenina Maitê, que hoje completa 30 dias de vida, e os policiais militares que ajudaram a salvar sua vida na última quinta-feira.

Por volta das 17h do dia 18 de fevereiro de 2021, a mãe da recém-nascida ligou para o telefone 193 do Corpo de Bombeiros, pois Maitê havia se engasgado com leite materno.

O sistema integrado entre o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) e o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) agilizou o socorro ao bebê, já que havia duas viaturas policial-militares nas imediações da residência da solicitante, que fica na Avenida Umuarama, em Araçatuba/SP.

Os policiais militares chegaram rapidamente ao condomínio de prédios, identificaram o bloco de apartamento da solicitante, subiram as escadas até o quarto andar e encontraram Maitê cianótica (arroxeada) e sem respirar. De imediato o cabo Tinen começou as manobras para desobstruir as vias aéreas da recém-nascida e retomar seus sinais vitais. Enquanto desciam as escadas realizando as manobras, a pequenina voltou a respirar, voltou a coloração normal e a chorar (choro de alívio para todos ali presentes).

Quando os policiais militares chegaram à portaria do prédio, a unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros já estava aguardando a chegada do bebê para estabilizar e realizar o transporte imediato à Santa Casa local, escoltada pelas viaturas policiais, que foram “abrindo” o trânsito para que o transporte se desse de maneira mais rápida.

Assim que chegaram ao hospital, Maitê foi assistida pelo médico plantonista, e, assim que soube do ocorrido, afirmou aos policiais que o preparo profissional deles salvou a vida daquela recém-nascida.

Maitê, que estava no dia dos fatos com 28 dias de vida, ficou em observação e teve alta logo após ser atendida e monitorada na Santa Casa.

Caso curioso, é que o Cabo Tinen ficou muito emocionado com o salvamento, pois sua esposa está grávida e dará a luz a uma menina na próxima segunda-feira, dia 22. O policial militar, que será pai pela primeira vez, relatou que se sentiu muito emocionado, pois se colocou no lugar dos pais da pequena Maitê.

Depois do susto, os policiais militares que participaram da ocorrência: os Cabos Tinen, Gudaites, Mosca e Oliveira Júnior, acompanhados da Tenente Emily e do Cabo Moises, fizeram uma visita à família para verificar o estado de saúde da recém-nascida2 e para levar presentes para ela. Foram momentos de emoção, como se pode ver nas fotos.

Polícia Militar, a Força Pública de São Paulo!

Fonte: Assessoria de imprensa da Policia Militar
Araçatuba Acontece
20/02/2021