INVENTÁRIOS PARTICIPATIVOS – Projeto inédito no município será realizado pela Aruê! e vai disponibilizar em um portal on-line as referências culturais da cidade

Da Redação

Foto: O produtor cultural Rafael Batista e o historiador e curador do projeto Daniel Lima ao lado da estátua do Índio Caingangue, uma referência cultural de Araçatuba

 “Araçatuba não dispõe até o momento de um inventário que relacione os bens culturais do município, sejam eles materiais ou imateriais. Propomos aqui que este registro seja feito tendo a população como protagonista, indicando as referências históricas da cultura local e que ainda se é possível registrar. Foi partindo deste princípio que nasceu o Inventário Participativo de Bens Culturais (IPBC)”, explica o idealizador do projeto, o produtor cultural e diretor da Aruê! Arte, Cultura e Holismo, Rafael Batista.

O grande diferencial desse projeto é exatamente a participação da sociedade para catalogar o patrimônio histórico araçatubense. Ela será convidada, oficialmente, por meio de carta convite a ser encaminhada para associações, entidades, universidades, imprensa e outros órgãos e também será realizada uma pesquisa junto à população por meio de formulários digitais.

“O IPBC surge do princípio da valorização e reconhecimento da cultura araçatubense referenciada nos bens culturais que vão desde patrimônios naturais, como é o caso do rio Tietê e do ribeirão Baguaçu, monumentos arquitetônicos, como os templos budistas no centro da cidade, esculturas públicas, como a Vitória de Samotrácia localizada na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, guardiões de saberes tradicionais, como vaqueiros, parteiras, benzedeiras, entre outros itens que poderão ser indicados pela população”, diz Rafael Batista.

O projeto tem curadoria do historiador e mestre em educação (UFG) Daniel Fernando de Lima, consultoria para a catalogação de material de interesse histórico-cultural pelo também professor e historiador Renan Farjado, e é realizado em a parceria com a 1º de Janeiro – Comunicação Cultural, Estúdio Criativo Alices Contra. É apoiado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc nº 14.017, de 29/06/2020, que foi sancionada pelo Governo Federal, e gerido pela Prefeitura Municipal de Araçatuba através da Secretaria Municipal da Cultura.

Serão utilizados três materiais de referência, sendo eles: o INRC - Inventário Nacional de Referências Culturais (2000); o Manual de Aplicação de Educação Patrimonial do Programa Mais Educação (2013); e, principalmente, o Manual de Aplicação de Educação Patrimonial: inventários participativos (2016).

“Este último servirá de principal inspiração para o processo de coleta de dados tendo em vista que, além de ser mais atualizado sobre as questões de patrimônio, consegue unir a prática da coleta de dados com a educação sobre patrimônios ao passo que coloca o orador, cidadão participante, como protagonista no que tange a elencar os bens culturais do município de modo a exercer sua cidadania e participação social”, destaca o historiador Renan Fajardo.

No Brasil, as formas de proteção dos bens de cultura material são o tombamento, o registro e os inventários. “O fato de o araçatubense indicar os itens a serem inclusos no inventário, o coloca como protagonista daquilo que é relevante em sua própria história”, observa o idealizador.

COMO SERÁ DESENVOLVIDO

Não é lenda, sabe-se que uma noiva de Araçatuba, logo após sua festa de casamento, preferiu que a cereja do bolo fosse um pastel da feira de em um despertar de domingo, na cidade, com direito a véu e grinalda O pastel da feira de Araçatuba seria um bem cultural imaterial do município? A resposta está na comunidade, no que é o “bem” para a população.

A partir da elaboração e veiculação de uma aula e um vídeo contextualizando o tema da Educação Patrimonial, a sociedade civil, faculdades, entidades, serão consultadas para indicação de bens culturais que devem constar no IPBC. “Nossa meta é ter um retorno com indicações da Academia de Letras, da OAB, MST, entre outros representantes das comunidades locais.”, diz Rafael Batista.


Pode jogar no google: “Vôti” aparece como uma interjeição usada pelos habitantes de Araçatuba. Sim, é uma expressão tipicamente araçatubense, faz parte dos nossos bens imateriais. E você, o que tem aqui e que quer compartilhar no inventário para que possa ser preservado para as futuras gerações?

O historiador e curador do IPBC, Daniel Lima, explica que a Educação Patrimonial tem como um dos principais objetivos estimular a comunidade para que busque identificar e valorizar suas referências culturais. “A comunidade é quem vai inventariar, descrever, classificar, definir o que lhe discerne e lhe afeta como patrimônio cultural. Assim, ela vai associar valores como cidadania, participação cultural, social, arte, cultura, turismo e melhoria da qualidade de vida”, diz.

Com os bens sugeridos, será realizada uma curadoria e todo o material será disponibilizado digitalmente através de um portal on-line, contendo uma imagem e um descritivo breve do bem cultural ali envolvido.

“Neste momento e para este projeto será uma catalogação simples, para podermos, assim, sermos o mais abrangente possível. Neste passo, almejamos que futuramente possam ser realizados mais e novos projetos envolvendo o tema da valorização e reconhecimento dos Bens Culturais no município de Araçatuba a partir da produção deste inventário”, destaca Rafael Batista.

PARA PARTICIPAR

A população vai participar indicando os Bens Culturais de relevância para o município a partir da aula/vídeo sobre Educação Patrimonial, as indicações serão realizadas por meio de formulário on-line que será disponibilizado com o apoio da imprensa, em portais e redes sociais e será divulgado em breve.

A aula on-line e o portal com o acervo do IPBC serão disponibilizados gratuitamente para interessados mundo afora.

“Educadores e instituições de ensino poderão utilizar o material como recurso de apoio pedagógico em sala de aula e mesmo através de visitas a campo. Já pensou que bacana um tour pelos Bens Culturais da cidade?”, finaliza Rafael Batista.

Para saber mais informações acesse nossas redes sociais através da página da Aruê! Arte, Cultura e Holismo no YouTube e Facebook, e no Instagram @arue.bensculturais.

Link de acesso ao formulário: https://cutt.ly/6kQX48U

Quer saber mais sobre inventários participativos e sobre como participar, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=HzOOn3JQjFI

Araçatuba Acontece 
15/02/2021