Terminou no final da madrugada  desta segunda-feira (4/1) a captação órgãos de um paciente que teve morte cerebral constatada no sábado (2/1) às 19h19. A captação foi a primeira de 2021 e começou às 22 h de ontem (3/1).

O doador é um paciente do sexo masculino que foi internado em quadro clínico grave no dia 26 de dezembro, em decorrência de um traumatismo crânio encefálico. Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia o paciente não reagiu aos tratamentos.

A família concordou em doar os órgãos, mas não autorizou a divulgação da idade e cidade de origem do doador.

Foram coletados fígado, válvulas cardíacas, rins e córneas pela equipe do Hospital e Base de São José do Rio Preto e serão direcionados pela Central de Órgãos a pacientes compatíveis que estão na fila de espera, num total de cinco pessoas.

O aproveitamento das válvulas do coração captadas beneficiará até quatro pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. Trata-se de uma nova modalidade realizada através de uma parceria entre o Hospital de Base de São José do Rio Preto e o Banco de Tecidos Humanos de Curitiba.

Em 2020, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba registrou 14 captações de órgãos.

Por: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Araçatuba
Araçatuba Acontece
04/01/2021