De 18 a 22 de janeiro, profissionais dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de Araçatuba passarão por capacitações oferecidas pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) a fim de executar nas unidades dos Cras o Programa de Fortalecimento da Inclusão Produtiva. Araçatuba foi escolhida como uma das cidades sede para esse projeto piloto.
O projeto foi apresentado à vice-prefeita Edna Flor pela gerente do Sebrae Araçatuba, Silvia Alzira Abeid Furio, acompanhada da analista do Sebrae, Luciana Conte Lima, no final do ano passado.
 

O Programa de Fortalecimento da Inclusão Produtiva complementa cursos anteriores que o SEBRAE já fez e tem por objetivo qualificar as pessoas que fazem alguma atividade de geração de renda para que elas possam utilizar a renda de forma mais adequada.
A vice-prefeita Edna Flor destacou a importância da iniciativa. “Nós estamos no momento em que o desemprego ainda tem taxas elevadas e há dificuldade de colocação de todas as pessoas no mercado de trabalho formal e convencional. Essa iniciativa do Sebrae vem possibilitar a geração de trabalho e renda para as pessoas e isso faz com que as famílias sejam beneficiadas”.
 

“Sempre digo que além da geração de trabalho e renda, cursos que melhoram a renda das famílias, vai ajudar tanto na autoestima das famílias, também na questão da saúde, porque a falta de produtos básicos traz em consequência para a saúde e relacionamentos. Esse curso vem nesse sentido, de gerar trabalho e renda e de trazer dignidade e cidadania para as famílias”, concluiu a vice-prefeita.
 

A secretária de Assistência Social, Suzeli Denys de Oliveira, reforçou a importância da parceria. “Tudo que diz respeito ao combate da vulnerabilidade social sempre nos interessa. Esse projeto vai nos ajudar muito com os cursos, com a capacitação que será dada dentro dos CRAS, que faz parte da Secretaria da Assistência Social. Todas as vezes que tiver busca de parceiros para esses projetos, nós estamos aqui, dentro das secretarias para agregar isso junto à secretaria, que seria a recolocação do mercado de trabalho como empreendedores, e isso nos interessa porque combate a vulnerabilidade, a pobreza e traz autonomia para as pessoas que são assistidas pelo CRAS e a população em geral. A importância desse projeto dentro da secretaria só nos engrandece muito ao passar isso para a população mais carente”.
 

Fonte: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba
Araçatuba acontece
13/01/2021