As escolas da rede municipal de Araçatuba superaram a média nacional e a estadual do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2019. O município obteve nota 6,9, contra 5,9 da avaliação final nacional. No Estado, o resultado ficou em 6,5. Os índices foram divulgados nesta terça-feira (15) pelo Ministério da Educação.

Uma das escolas da cidade chegou a atingir nota de 8,2 e outra, 8,1. Entre os municípios do Estado com população entre 150 e 200 mil habitantes, Araçatuba ficou com a terceira maior nota. As escolas araçatubenses também conseguiram superar sua própria média anterior, de 2017, que havia sido de 6,7.

O indicador, principal termômetro da educação brasileira, é calculado a cada dois anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). São levados em conta o desempenho de estudantes em avaliação de matemática e língua portuguesa, chamada Saeb, e as taxas de aprovação escolar.

A avaliação federal é feita ao fim de três etapas: anos iniciais (5º ano) e finais (9º ano) do ensino fundamental e ainda o ano final do ensino médio. As escolas araçatubenses participam da avaliação deste primeiro ciclo.

De acordo com a secretária de Educação de Araçatuba, Silvana Sousa e Souza, em Araçatuba participaram estudantes com idades entre 10 e 11 anos, de 26 das 67 escolas que se encaixavam nos critérios definidos pelo ministério.

“Recebemos este resultado com muita satisfação, pois uma educação melhor significa um mundo melhor. Creio que nossa constante melhoria está alicerçada em um trabalho contínuo de qualificação dos profissionais da área e nas provas de acompanhamento de aprendizado que periodicamente aplicamos. Com estes resultados, conseguimos dar um acompanhado constante do nível de aprendizagem e oferecendo recursos como reforço”, explica Silvana.

Araçatuba Acontece
15/09/2020