Transmissões ao vivo com lideranças jovens e apresentações na Fábrica de Cultura são algumas das atividades

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), promove as atividades da “Semana da Juventude Online”, comemorada entre os dias 10 e 15 de agosto. Em razão da pandemia de COVID-19, a ação foi adaptada e conta com atividades em formato online, além de transmissão nas redes sociais oficiais do Governo de São Paulo e da SDR, garantindo a segurança dos jovens paulistas.
“Queremos dar mais protagonismo aos jovens paulistas. Temos valorizado mais a participação dos jovens nas políticas públicas. A Semana da Juventude vem para concretizar a proposta do Governo do Estado. Nós nos adaptamos para o formato online e promoveremos ações em prol dos jovens”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
Nesta segunda-feira (10), a Semana da Juventude teve início com a live “Inspirando Jovens”, liderada pelo Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira, que contou com a presença do CEO do Projeto Inspirando Jovens, Victor Haruo. O encontro online discutiu o papel do jovem na sociedade e as alternativas para que possam trilhar o próprio caminho e atingir os objetivos profissionais e pessoais alinhados com o propósito de vida.
Nesta terça-feira (11), o encontro é entre o coordenador Luiz Oliveira e o integrante do Conselho Nacional de Juventude Luiz Salmeron. Eles debatem a percepção do jovem paulista na pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”. O levantamento revelou como jovens de regiões e realidades diferentes têm enfrentado a pandemia e como eles veem as consequências em suas vidas e na sociedade. Com isso, serão elaboradas políticas públicas que atendam essas dificuldades.

Apoio

Vale lembrar que o Governo de São Paulo apoiou, junto ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), a realização da pesquisa “Juventude e a Pandemia do Coronavírus”. O estudo, destinado a jovens de 15 a 29 anos, foi realizado de 15 a 31 de maio e contou com a participação de mais de 30 mil cidadãos de todo o país.
“Para São Paulo, é muito importante promover a Semana da Juventude e continuar dando protagonismo ao jovem. Nós no adaptamos à pandemia de COVID-19 e, no formato online, buscamos atingir jovens de todo o território paulista”, reitera o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira.
Nesta quarta-feira (12), a live será direto da Fábrica de Cultura da Vila Curuçá, na zona leste da capital, que contará com apresentações musicais de sertanejo e Black Soul. Ainda na quarta-feira, o Governador João Doria, o Secretário Marco Vinholi e o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira, assinarão o decreto de criação da Subsecretaria da Juventude. O órgão também ficará vinculado à SDR e será responsável pelas tratativas das políticas públicas voltadas aos jovens paulistas.

“A criação da Subsecretaria é um passo muito importante nos planos do Governo do Estado. O órgão será responsável pela Coordenadoria Estadual de Juventude e do Conselho Estadual de Juventude, as unidades serão fundamentais para o protagonismo do jovem”, afirma o Secretário Vinholi.
Nesta quinta-feira (13), o encontro é com o Coordenador de Juventude do município de São Paulo, Ramirez Lopes, por meio da transmissão ao vivo “Políticas Públicas para a Juventude”.
Na sexta-feira (14), a live será direto das Fábricas de Cultura de Sapopemba e Parque Belém e contará com apresentações musicais, grafitti em tela e batalha de b. boys.
O dia termina com o encontro do Coordenador Luiz Oliveira e da Influenciadora Digital e Estudante de Relações Internacionais Fernanda Concon, que estarão juntos na live “Educação no Brasil e desigualdade social”. Ativa nas redes sociais, a aluna usa o seu Instagram com 2,9 milhões de seguidores para discutir temas importantes como a educação e atual cenário político do país.
Dia da Juventude
O Dia Internacional da Juventude foi criado, originalmente, através da Resolução 52/120, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, como consequência da Conferência Mundial dos Ministros Responsáveis pelos Jovens, em Lisboa, Portugal.
De acordo com o Decreto nº 10.515, de 11 de julho de 2002, o Dia Nacional da Juventude também é comemorado em 12 de agosto. No Brasil, de acordo com a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, são considerados jovens as pessoas com idade entre 15 e 29 anos de idade.
Juventude no Governo de São Paulo
O Decreto Nº 64.812, de 21 de fevereiro de 2020 transferiu da Secretaria de Esportes para a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) o Conselho Estadual da Juventude e a Coordenação de Programas para a Juventude, com a denominação alterada para Coordenadoria de Juventude.
Com isso, as ações do Estado passam a ser regionalizadas e criam-se mecanismos para implementar ações governamentais aos jovens, que pela característica da Pasta com a interlocução intersetorial com as demais Secretarias, facilitará as políticas públicas para os jovens paulistas.

Serviço

Confira a programação completa da Semana da Juventude Online:
Segunda-feira (10)
17h – Live “Inspirando Jovens”
Participantes: Luiz Oliveira, Coordenador Estadual de Juventude, e o CEO do Projeto Inspirando Jovens, Victor Haruo
Terça-feira (11)
17h – Live “O jovem paulista na pandemia do Coronavírus”
Participantes: Coordenador Estadual da Juventude, Luiz Oliveira, e o integrante do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Luiz Salmeron
Quarta-feira (12)
14h – Live “Apresentações musicais de sertanejo e black soul”, pela Fábrica de Cultura
15h30 – Assinatura do Decreto de criação da Subsecretaria da Juventude com o Governador João Doria, Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi e Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira.
Quinta-feira (13)
10h – Live “Políticas Públicas para a Juventude”
Participantes: Coordenador Estadual da Juventude, Luiz Oliveira, e o Coordenador de Juventude do município de São Paulo, Ramirez Lopes
Sexta-feira (14)
14h – Live “Apresentações musicais, grafitti em tela e batalha de b.boys”, pela Fábrica de Cultura
19h – Live “Educação no Brasil e desigualdade social”, com o Coordenador Estadual de Juventude, Luiz Oliveira, e a Atriz, Influenciadora Digital e Estudante de Relações Internacionais Fernanda Concon.
Todos os eventos serão transmitidos nas redes sociais oficiais do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Desenvolvimento Regional.