Prefeitura de Araçatuba assina convênio com Programa Arborização + Segura da CPFL

A Prefeitura de Araçatuba e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) firmaram, nesta quinta-feira (13), convênio para a realização do Projeto Arborização + Segura no município e iniciará em outubro plantio de árvores em pagamentos de compensações ambientais ao município.
O programa tem o objetivo de trocar gradativamente algumas árvores plantadas equivocadamente em pontos críticos da rede elétrica aumentando riscos de acidente e de desabastecimento público, promovendo maior segurança à população por meio do plantio de espécies arbóreas que convivam de forma harmônica no mesmo local.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Proto, a elevação do caule de algumas árvores de médio ou grande porte, conforme crescem podem iniciar pressão no conjunto de cabos da rede elétrica de abastecimento público aumentando a probabilidade de ocasionar rompimento da fiação e acidentes com risco de morte; tratando-se de uma pequena fração da arborização urbana de Araçatuba que além de sofrerem as podas periódicas pela CPFL, costumeiramente rompem a rede elétrica em temporais.” Com a implantação do programa Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e a integridade das redes elétricas serão identificadas e analisadas tecnicamente para serem substituídas gradativamente ao decorrer de 4 anos, por espécies mais adequadas para convívio urbano.

“A CPFL fará a supressão das árvores mais irregulares e que apresentam riscos, mas isso não acontecerá de forma repentina para não comprometer o meio ambiente. Fizemos um acordo com a CPFL e eles vão plantar 2.500 mudas por toda a cidade, inclusive para repor as que serão suprimidas e para pagamento de compensações ambientais devidas ao município por podas irregulares. Os Plantios de compensação ambiental começará antes da retirada de qualquer árvore”.
OBRAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A CPFL também citou as obras de eficiência energética que está implantando em Araçatuba. No total, serão instalados 6.660 pontos com luminárias de LED, com investimento de R$ 8 milhões. Já foram entregues 3197 luminárias instaladas. As lâmpadas LED têm maior desempenho e vida útil.

O convênio entre a prefeitura e a CPFL foi firmado através de cerimônia realizada através de videoconferência. O prefeito Dilador Borges participou do evento, junto ao secretário de Meio
Ambiente e Sustentabilidade, Lucas Proto, secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Tadeu Consoni, e os representantes da CPFL: Kleber de Almeida, consultor de negócios; Pedro César de André Aro, gerente de Serviços Comerciais e Edson Assonuma, gerente de Operações de Campo Araçatuba. De São Paulo, participaram da videoconferência o presidente da CPFL Paulista, Roberto Sartori, o gerente de Meio Ambiente, Robson Hitoshi Tanaka, e o gerente de Eficiência Energética, Felipe Zaia.

Por: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Araçatuba Acontece
13/08/2020






Postar um comentário

0 Comentários