Pacientes em isolamento domiciliar recebem oxímetro e orientação da Prefeitura de Araçatuba

A pandemia da Covid-19 colocou toda a sociedade em alerta para os riscos de uma doença ainda pouco conhecida.
A Covid-19 tem vários sintomas e já há comprovação de que um deles é a queda do nível de oxigenação no sangue. Porém, muitas vezes a pessoa doente não percebe o declínio de oxigênio sanguíneo, pois não há falta de ar, e os riscos de agravamento dos sintomas e até de óbito aumentam.
Essa condição é chamada de hipóxia silenciosa.
O nível de saturação de oxigênio normal no sangue medido pela oximetria digital para adultos é 95% ou mais.

Considerando que a pessoa com Covid-19 pode perceber muito tarde que a saturação ( oxigênio no sangue) está baixa, levando a internação diretamente em UTI – Unidade de Terapia Intensiva ou até mesmo a óbito, foi identificado que a medição da saturação e constatação precoce da hipóxia permitem que os pacientes, especialmente do grupo de risco, antecipem o tratamento da Covid-19, assim salvando muitas vidas.
Em Araçatuba, os pacientes notificados suspeitos ou confirmados de ter adquirido Covid-19, bem como seus contatos, são monitorados por uma equipe da Secretaria de Saúde através de ligações diárias.

Foi pensando em identificar a hipóxia silenciosa precocemente que a Secretaria da Saúde incluiu no trabalho do monitoramento o controle da oxigenação através da entrega de oxímetros por um determinado período para pessoas acima de 60 anos e com comorbidades, identificados com maior risco pela equipe do monitoramento.
A essa ação foi dado o nome AlertAR.

A Secretaria de Saúde possui no momento 41 aparelhos de oximetria, porém está providenciando a compra de outros 125 para ampliar o trabalho.
O aparelho é entregue para o paciente em sua residência. Este assina termo de responsabilidade, recebe orientação de como realizar o controle da saturação e como informar o monitoramento caso identifique qualquer sinal de alerta.
Desde do início dessa ação já foram atendidos 122 pacientes. No momento 33 pacientes estão sendo monitorados com oxímetro (que ficam em média 7 dias). 05 pacientes foram identificados com hipóxia silenciosa após verificação da saturação e encaminhados para serviço de urgência.

Por: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal Araçatuba
Araçatuba Acontece
21/08/2020




Postar um comentário

0 Comentários